DESEMPENHO ACADÊMICO INFERIOR DOS ALUNOS DO “FUNDÃO”: MITO OU REALIDADE?

Autores

  • Gilberto José Miranda Universidade Federal de Uberlândia
  • Jausson Monteiro Vicente Centro Universitário do Triângulo
  • Sheizi Calheira de Freitas Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v8i22.55615

Palavras-chave:

Ensino, Ciências Contábeis, Egressos, Turma da Frente, Turma do Fundão.

Resumo

Internacionalmente, a relação e consequências da localização em sala de aula para o aprendizado e desempenho acadêmico discente vêm sendo estudadas com o fito de verificar a necessidade de adoção de estratégias de ensino ou ações voltadas para garantir o melhor aproveitamento da classe como um todo, independentemente da posição ocupada pelos discentes. Por sua vez, estudos brasileiros salientam o estereótipo negativo existente entre os alunos que se posicionam no fundo da sala. Na área contábil, o desempenho discente vem recebendo cada vez mais atenção em estudos científicos no Brasil, entretanto tais pesquisas ainda não enfocaram aspectos relacionados à ocupação do espaço em sala de aula. O presente trabalho teve como objetivo investigar, de forma exploratória, se existe correlação entre o desempenho discente no curso de Bacharelado em Ciências Contábeis e a localização escolhida pelos discentes em sala de aula. Para atingir esse objetivo foram utilizadas duas técnicas estatísticas, Teste t e Regressão Múltipla, em dados coletados a partir de um questionário elaborado para esse fim e aplicado a uma amostra de 102 alunos e egressos de uma instituição de ensino superior brasileira. Os testes revelaram que se sentar mais próximo do docente na sala de aula apresentou uma correlação positiva com o desempenho acadêmico dos discentes, ou seja, a “turma da frente” apresentou melhor Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) que a “turma do fundão”. Esse resultado sugere a necessidade de atenção especial aos alunos que se sentam ao fundo da sala, bem como à formação dos docentes para lidar com essa situação. Além disso, os resultados apontam para a necessidade de realização de pesquisas sobre as causas e consequências para o aprendizado da ocupação dos diferentes espaços da sala de aula pelos discentes dos cursos de Ciências Contábeis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gilberto José Miranda, Universidade Federal de Uberlândia
    Doutor em Ciências Contábeis, Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia e Coordenador dos cursos de Graduação da FACIC/UFU
  • Jausson Monteiro Vicente, Centro Universitário do Triângulo
    Professor e Consultor na área Contábil, MBA em Controladoria e Contabilidade.
  • Sheizi Calheira de Freitas, Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia
    Doutora em Ciências Contábeis, Professora do Departamento de Ciências Contábeis da
    Universidade Federal da Bahia

Downloads

Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Miranda, G. J., Vicente, J. M., & Freitas, S. C. de. (2014). DESEMPENHO ACADÊMICO INFERIOR DOS ALUNOS DO “FUNDÃO”: MITO OU REALIDADE?. Revista De Contabilidade E Organizações, 8(22), 39-48. https://doi.org/10.11606/rco.v8i22.55615