A DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA DE INFORMAÇÕES SUSTENTÁVEIS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS EMPRESAS ESPANHOLAS E BRASILEIRAS

Autores

  • Marta Cristina P. Grecco Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Marco Antonio F. M. Filho Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Liliane C. Segura Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Isabel-Maria G. Sanchez Facultad de Economía y Empresa, Campus Miguel de Unamuno
  • Luis R. Dominguez Facultad de Economía y Empresa, Campus Miguel de Unamuno

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v7i17.56690

Palavras-chave:

CSR, Institutional Theory, Brazil, Spain, GRI.'

Resumo

A importância atual da sustentabilidade no campo corporativo tem tornado as práticas de RSC um aspecto fundamental para obter legitimidade social e satisfazer as expectativas sociais. Nesse contexto, a divulgação é considerada como uma ferramenta para informar as partes interessadas sobre as atividades desenvolvidas e alcançar assim a conformidade social. No entanto, os diferentes contextos econômicos e sociais podem levar a diferenças tanto nas práticas e na divulgação, de acordo com a Teoria Institucional. Este estudo centra-se nas diferenças potenciais que podem surgir entre as empresas do Brasil e da Espanha, sobre a divulgação de informação sobre RSC. Além disso, analisa-se a influência de alguns fatores sobre a divulgação, tais como o tamanho das empresas, lucratividade e oportunidades de crescimento. Nossa evidência está em linha com a Teoria Institucional, constatando-se diferenças significativas entre as empresas brasileiras e espanholas, assim como para a divulgação de práticas de RSC. Nossos resultados, ainda, reforçam o papel desempenhado pela visibilidade pública no desenvolvimento de alta qualidade informacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Cristina P. Grecco, Universidade Presbiteriana Mackenzie

marta.pelucio@praesum.com.br (M.C.P.Grecco),  marcomilani@mackenzie.br (M.A. F. Milani Filho), liliane.segura@mackenzie.br(L. C. Segura), lajefa@usal.es (I. M. Garcia-Sanchez), lrodomin@usal.es (L. Rodriguez-Dominguez)

 

Mackenzie - R. da Consolação, 930 - Consolação, 01302-907

Publicado

2013-07-10

Como Citar

Grecco, M. C. P., Filho, M. A. F. M., Segura, L. C., Sanchez, I.-M. G., & Dominguez, L. R. (2013). A DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA DE INFORMAÇÕES SUSTENTÁVEIS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS EMPRESAS ESPANHOLAS E BRASILEIRAS. Revista De Contabilidade E Organizações, 7(17), 45-55. https://doi.org/10.11606/rco.v7i17.56690

Edição

Seção

Artigos