REPUTAÇÃO CORPORATIVA NEGATIVA E O DESEMPENHO EMPRESARIAL

Autores

  • Matheus Tanaques da Silva Souza Bandeira Universidade Federal do Ceará
  • Alan Diógenes Góis Universidade de São Paulo
  • Márcia Martins Mendes De Luca Universidade Federal do Ceará
  • Alessandra Carvalho de Vasconcelos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v9i24.88647

Palavras-chave:

Reputação corporativa. Desempenho empresarial. Visão baseada em recursos.

Resumo

Este estudo investiga a associação entre a reputação corporativa negativa e o desempenho, nas empresas listadas na BM&FBovespa. Para a construção da reputação negativa, foram analisadas ações judiciais cíveis e trabalhistas consignadas nas notas explicativas às demonstrações contábeis, os dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, referentes ao triênio 2009-2011. Fez-se uso do banco de dados Economática® para determinar o desempenho empresarial. O estudo reúne 207 empresas, cujos dados foram submetidos à Análise de Correspondência. Os resultados mostraram que os setores Telecomunicação e Utilidade Pública possuem alta reputação corporativa negativa, e que as empresas com alta reputação negativa assinalam maior desempenho operacional, porém registram menor desempenho de mercado. Conclui-se que a reputação corporativa demonstra ser um recurso estratégico valioso, confirmando os pressupostos da Visão Baseada em Recursos, que surge a partir das expectativas sociais, e quando bem gerenciada tem a capacidade de gerar resultado superior e diferencial competitivo para as organizações.

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Biografia do Autor

Matheus Tanaques da Silva Souza Bandeira, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará – UFC

Alan Diógenes Góis, Universidade de São Paulo

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará – UFC e Mestrando em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará – UFC

Márcia Martins Mendes De Luca, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo – USP e Professora da Universidade Federal do Ceará – UFC

Alessandra Carvalho de Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC e Profa. do Departamento de Contabilidade e do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da UFC

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Publicado

2015-09-29

Como Citar

Bandeira, M. T. da S. S., Góis, A. D., De Luca, M. M. M., & Vasconcelos, A. C. de. (2015). REPUTAÇÃO CORPORATIVA NEGATIVA E O DESEMPENHO EMPRESARIAL. Revista De Contabilidade E Organizações, 9(24), 71-83. https://doi.org/10.11606/rco.v9i24.88647

Edição

Seção

Artigos