A influência da cobertura das empresas de Rating sobre o gerenciamento de resultados das companhias abertas brasileiras

Autores

  • Camila Vasconcelos Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Ivan Miyashiro Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Denilson Reis Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Edilson Paulo Programa Multiinstitucional e Interregional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB, UFPB e UFRN

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v2i3.34712

Palavras-chave:

manipulação das informações contábeis, rating, gerenciamento de resultados contábeis

Resumo

Estudos anteriores apresentam evidências empíricas da influência das atividades dos analistas financeiros sobre o comportamento oportunístico dos gestores em relação aos números contábeis, porém, nenhum desses trabalhos pesquisou a influência das empresas de rating sobre as informações contábeis. Diante da relevância desses intermediários da informação no mercado financeiro, tem-se o seguinte problema de pesquisa: o gerenciamento de resultados contábeis das companhias brasileiras é afetado pela cobertura das empresas de rating? O objetivo principal deste trabalho foi analisar a relação entre o comportamento discricionário dos gestores e a cobertura das empresas de rating. Este trabalho enquadra-se como uma pesquisa exploratória, utilizando-se, também, da pesquisa bibliográfica e empírica. A amostra estudo é formada pelo conjunto de companhias abertas brasileiras, compreendendo o período entre 1996 a 2006. Os modelos operacionais Jones e KS utilizados para mensurar os accruals discricionários são estimados através da abordagem pooling of independent cross sections. Os resultados desta pesquisa evidenciam que não existe relação significativa entre os accruals discricionários e a cobertura das empresas de rating, sugerindo que o gerenciamento de resultados não é afetado pela cobertura das empresas de rating no mercado brasileiro.

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Publicado

2008-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Vasconcelos, C., Miyashiro, I., Reis, D., & Paulo, E. (2008). A influência da cobertura das empresas de Rating sobre o gerenciamento de resultados das companhias abertas brasileiras. Revista De Contabilidade E Organizações, 2(3), 37-52. https://doi.org/10.11606/rco.v2i3.34712