GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL: UMA PROPOSTA DE MENSURAÇÃO DA EDUCAÇÃO FISCAL DO CIDADÃO

Autores

  • Erivan Ferreira Borges UFRN
  • Jose Matias Pereira UnB
  • Gilmara Mendes da Costa Borges UFRN

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v9i25.55522

Palavras-chave:

Educação fiscal. Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF). Cidadania. Gestão Pública.

Resumo

Neste artigo propõe-se mensurar o nível de educação fiscal do cidadão, a partir da base de dados do Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF. São apresentados alguns trabalhos que tratam da educação fiscal em nível nacional e internacional, cujos fundamentos retratam uma educação voltada ao exercício da plena cidadania. Os dados utilizados são resultados de uma pesquisa de campo realizada com o apoio da Escola de Administração Fazendária, utilizando como instrumento de coleta o surveymonkey. A amostra compreendeu 1.804 respostas a um questionário estruturado a partir dos fundamentos da educação fiscal pregados pela gestora do programa (ESAF). Os dados foram tratados por análise fatorial, sob o pressuposto de identificar dimensões latentes do nível de educação fiscal dos cidadãos. Pelos fundamentos, previa-se a identificação de sete dimensões, mas os resultados evidenciaram quatro dimensões latentes observáveis e fundamentadas teoricamente. Comprovou-se, apesar das limitações inerentes ao tipo de pesquisa, a possibilidade de mensuração do nível de entendimento da educação fiscal por múltiplos componentes, considerando afirmar que a educação e seus fundamentos são entendidos pela população, que reconhecem a sua importância, pressupondo ainda uma contribuição ao estado da arte da pesquisa na medida em que fomenta e dissemina a temática da educação fiscal no contexto acadêmico em nível de graduação e pós graduação e abre campo para estudos que objetivem revalidar os achados.

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Biografia do Autor

  • Erivan Ferreira Borges, UFRN
    Prof. Adjunto do Depto de Ciências Contábeis - UFRN
  • Jose Matias Pereira, UnB
    Professor do Programa de Pós-Graduação Multiinstitucional e Inter-Regional em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN (PPGCC-UnB/UFPB/UFRN)
  • Gilmara Mendes da Costa Borges, UFRN
    Doutorando do Programa de Pós-Graduação Multiinstitucional e Inter-Regional em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN (PPGCC-UnB/UFPB/UFRN)

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Publicado

2015-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL: UMA PROPOSTA DE MENSURAÇÃO DA EDUCAÇÃO FISCAL DO CIDADÃO. (2015). Revista De Contabilidade E Organizações, 9(25), 3-15. https://doi.org/10.11606/rco.v9i25.55522