O efeito da família no comportamento financeiro de adolescentes em escolas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2018.142534

Palavras-chave:

Família na educação financeira, Comportamento financeiro, Ensino público

Resumo

O estudo analisa o efeito da interação da família no comportamento financeiro de adolescentes em escolas da rede pública de ensino. A educação financeira e suas consequências no comportamento futuro de adultos têm origem na infância e adolescência. Foi aplicado questionário em cerca de 1.900 alunos do ensino médio de 14 escolas públicas na região Sul do país. Os resultados indicam que o comportamento típico de falta de controle dos gastos e a baixa propensão à poupança estão relacionados com uma menor discussão do tema em família. De modo geral, a família exerce importante papel em disseminar o conhecimento financeiro inicial, ou este se dá em situações cotidianas.

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Biografia do Autor

  • Cristian Baú Dal Magro, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

    Doutor em Ciências Contábeis e Administração - FURB

    Professor do departamento de ciências Contábeis da Unochapecó

  • Marcello Christiano Gorla, Universidade Regional de Blumenau - FURB

    Doutor em Ciências Contábeis e Administração - FURB

  • Tarcísio Pedro da Silva, Universidade Regional de Blumenau - FURB

    Doutor em Ciências Contábeis e Administração - FURB

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - FURB

  • Nelson Hein, Universidade Regional de Blumenau - FURB

    Doutor em Engenharia da Produção - UFSC

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - FURB

Publicado

2018-12-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O efeito da família no comportamento financeiro de adolescentes em escolas públicas. (2018). Revista De Contabilidade E Organizações, 12, e142534. https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2018.142534