PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE CONTABILIDADE QUANTO AOS ESPAÇOS FORMATIVOS PARA O OFÍCIO DA DOCÊNCIA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v10i28.124789

Palavras-chave:

Formação docente, Contabilidade, Ensino, Espaços formativos

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a formação dos docentes, mestres e doutores em contabilidade no Brasil, a partir dos espaços formativos propostos por Swain & Stout (2000): Programa de Pós-graduação, Instituição de Ensino Superior (IES) e esforço individual. O estudo foi caracterizado como descritivo, com abordagem quantitativa, por meio da análise descritiva e, do teste estatístico de Wilcoxon. Utilizou-se como estratégia de pesquisa um levantamento, com dados coletados por meio de questionário online, desenvolvido, validado e autorizado por Swain & Stout (2000). No total, foram obtidos 425 questionários de 328 mestres e 97 doutores, sendo 378 docentes representando todos os Estados Federativos do Brasil. O principal resultado do estudo indicou que, a responsabilidade pela formação para a docência, tanto do Programa de Pós-graduação quanto das IES é maior do que a formação proporcionada por esses espaços formativos. Como contribuição, tem-se a perspectiva de debate sobre como os programas de pós-graduação estão formando seus docentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raissa Silveira de Farias, Universidade de São Paulo
    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade FEARP-USP.
  • Adriana Maria Procópio de Araújo, Universidade de São Paulo
    Professora Titular do Departamento de Contabilidade, FEARP-USP. Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP-SP.

Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Farias, R. S. de, & Araújo, A. M. P. de. (2016). PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE CONTABILIDADE QUANTO AOS ESPAÇOS FORMATIVOS PARA O OFÍCIO DA DOCÊNCIA NO BRASIL. Revista De Contabilidade E Organizações, 10(28), 58-70. https://doi.org/10.11606/rco.v10i28.124789