Por que as empresas realizam aquisições com frequência?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2018.143279

Resumo

Apesar da relevância das aquisições frequentes como um programa estratégico corporativo, sabe-se pouco sobre os motivos de sua ocorrência. Os estudos focam na identificação dos fatores que determinam a primeira aquisição, desconsiderando que as empresas podem se envolver em sucessivos eventos. Para preencher essa lacuna, este estudo identifica os motivos que levam as empresas a se tornarem adquirentes frequentes, comparando com o que já se sabe sobre as motivações para realização da primeira aquisição. Por meio de Regressões Logísticas e de Poisson, identificamos que os preditores da primeira aquisição contribuem para explicar a frequência desses eventos. Ainda, a frequência de aquisições pode ser vista como uma estratégia para manter a competitividade da empresa, cujo principal propulsor é o auto interesse dos principais executivos.

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Biografia do Autor

  • Daiana Paula Pimenta, Universidade Federal de Goiás
    Doutora em Administração pela Universidade de Brasília (UNB). Mestre em Administração na linha de Gestão Financeira e Controladoria pela Faculdade de Administração e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia(FAGEN-UFU). Especialista em Finanças e Controladoria pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora da Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua principalmente com os seguintes temas: Finanças Corporativas e Finanças Comportamentais.
  • Rafael Barreiros Porto, Universidade de Brasília
    Rafael Barreiros Porto. É professor Adjunto no Departamento de Administração da Universidade de Brasília, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da UnB (PPGA/UnB), ex coordenador da área de Estratégia, Marketing e Inovação neste programa e membro de comitê de avaliação de Programas de Pós-Graduação em Administração, Contabilidade e Turismo, Qualis Periódico e Qualis Livro da Capes. Atualmente é editor chefe da Revista Contabilidade, Gestão e Governança (Qualis B1). Doutor em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (2009) e mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília (2005). É especialista em Estratégia Empresarial (2003) pela Fundação Getulio Vargas e bacharel em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing ESPM-SP (2000). Líder do grupo Experimenta - pesquisa em desempenho de estratégia e marketing. Atua na área de Administração, com ênfase em Estratégia Empresarial e Mercadologia. Temas de interesse: métricas e indicadores de desempenho estratégico; dinâmica das estratégias, influência das estratégias de marketing; compra e escolha de marcas e aplicações das ciências comportamentais na administração e comunicação.

Publicado

2018-08-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Por que as empresas realizam aquisições com frequência?. (2018). Revista De Contabilidade E Organizações, 12, e143279. https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2018.143279