ANÁLISE DO DESEMPENHO DE ALUNOS NA PERSPECTIVA DO CHA EM DISCIPLINA UTILIZANDO PBL: O QUE SIGNIFICA A SÍNTESE?

Autores

  • Fábio Frezatti Universidade de São Paulo
  • Márcio Luiz Borinelli Universidade de São Paulo
  • Daiana Bragueto Martins Universidade de São Paulo
  • Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v10i26.79588

Palavras-chave:

avaliação, problem-based learning, action research, Ciências Contábeis, competências.

Resumo

Este artigo tem por objetivo atribuir significado ao conceito final obtido pelo aluno em disciplina ministrada sob a ótica do Problem-Based Learning, considerando a complexidade da perspectiva sinérgica do CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes). A estratégia metodológica tem por base o action research aplicado em uma turma noturna de alunos de graduação em Ciências Contábeis e Ciências Atuariais. O tratamento dos dados foi realizado por meio da análise de correlação e cluster, resultando na formação de três agrupamentos. Quanto aos achados, percebe-se que a combinação do CHA não pode ser simplesmente uma soma de elementos, mas sim, sinergicamente, um conjunto que proporciona condições de entender se o aluno, ao final do curso, teve o aprendizado planejado. É importante que o aluno entenda o que significa a nota global da disciplina, bem como as notas de cada elemento do CHA, para que perceba quais elementos que devem ser reforçados. Dessa maneira, o feedback contínuo é vital durante todo o desenvolvimento do curso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fábio Frezatti, Universidade de São Paulo

    Professor Titular do Departamento de Contabilidade e Atuária Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo 

    Endereço: Av. Professor Luciano Gualberto, 908 - FEA 3 - Sala 232 - Butantã - CEP: 05508-900 - São Paulo - SP 
    Telefone: (11) 3091-5820

  • Márcio Luiz Borinelli, Universidade de São Paulo

    Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP

    Professor do Departamento de Contabilidade e Atuária

    Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 

    Universidade de São Paulo 

    Endereço: Av. Professor Luciano Gualberto, 908 - FEA 3 - Butantã - CEP: 05508-900 - São Paulo - SP 
    Telefone: (11) 3091-5820

  • Daiana Bragueto Martins, Universidade de São Paulo

    Doutoranda em Controladoria e Contabilidade
    Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade 
    Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
    Universidade de São Paulo 

    Endereço: Av. Professor Luciano Gualberto, 908 - FEA 3 - Butantã - CEP: 05508-900 - São Paulo - SP 
    Telefone: (11) 3091-5820

  • Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, Universidade Federal do Paraná

    Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade

    Setor de Ciências Sociais Aplicadas

    Universidade Federal do Paraná

    Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632 - Jardim Botânico - CEP 80210-170 - Curitiba-PR

    Telefone: (41) 3360-4417

Downloads

Publicado

2016-05-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Frezatti, F., Borinelli, M. L., Martins, D. B., & Espejo, M. M. dos S. B. (2016). ANÁLISE DO DESEMPENHO DE ALUNOS NA PERSPECTIVA DO CHA EM DISCIPLINA UTILIZANDO PBL: O QUE SIGNIFICA A SÍNTESE?. Revista De Contabilidade E Organizações, 10(26), 3-19. https://doi.org/10.11606/rco.v10i26.79588