Discriminação racial na escola: vivências de jovens negros

Autores

  • Adriana Cristina Guimarães Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto.
  • José Marcelino de Rezende Pinto Professor Associado da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v3i3p512-524

Palavras-chave:

racial discrimination, school, experiences.

Resumo

Por meio deste trabalho buscamos compreender como se processa no ambiente escolar a discriminação racial segundo as percepções dos sujeitos discriminados, bem como de que forma a escola atua diante das situações de discriminação racial e como as práticas educativas reforçam ou não este fenômeno social, a partir da metodologia da história de vida. De maneira geral, identificamos que todos os participantes vivenciaram situações de algum tipo de discriminação, sobre o qual há sentimento de impotência e ressentimento diante da ausência de mobilização da equipe escolar diante das situações discriminatórias ocorridas no interior da escola, sendo que a discriminação no ambiente escolar carrega em si a perversidade de atingir crianças e jovens negros no período em que se formam enquanto indivíduos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriana Cristina Guimarães, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto.
    Mestre em Psicologia pelo Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto.
  • José Marcelino de Rezende Pinto, Professor Associado da Universidade de São Paulo.
    Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (1982), bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1985), com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989 e 1994). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-08-18

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS

Como Citar

Discriminação racial na escola: vivências de jovens negros. (2016). Revista Digital De Direito Administrativo, 3(3), 512-524. https://doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v3i3p512-524