O perfil da Administração Pública no século XXI: uma releitura à luz dos direitos fundamentais

Autores

  • Marcella Rosiére de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Luiz Carlos Figueira de Melo Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v5i2p97-118

Palavras-chave:

Administração Pública, democracia participativa, direitos fundamentais, administração consensual

Resumo

O artigo objetiva analisar o perfil da Administração Pública no século XXI, incluindo as suas novas formas de expressão e instrumentos de ação. Analisar-se-ão as principais características dessa nova faceta da Administração Pública, como por exemplo, a necessidade de um agir administrativo participativo e consensual, que acarreta uma maior democratização das decisões de interesse geral. Além disso, examinar-se-á a importância dos diversos princípios relacionados à estrutura adminis­trativa, principalmente, o princípio da eficiência. Nesse sentido, buscar-se-á desenvolver um estudo acerca da atuação administrativa que melhor se coadune com a realização do interesse público, em meio a esse processo contínuo de redefinição das relações entre o Estado e a Sociedade. Verificar-se-á que se faz necessária a adoção, pelo direito administrativo, de valores e mecanismos contemporâneos a uma nova realidade, atenta à participação, transparência, qualidade e cidadania, que seja capaz de assegurar uma boa administração, bem como a fruição de uma vida digna aos administrados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcella Rosiére de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia
    Graduada em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia, com área de concentração em “Direitos e Garantias Fundamentais”, vinculada à linha de pesquisa 1: “Tutela Jurídica e Políticas Públicas”. Advogada.
  • Luiz Carlos Figueira de Melo, Universidade Federal de Uberlândia
    Professor Associado de Direito Administrativo da Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro da Comissão de Direito Administrativo da OAB/MG, subseção de Uberlândia. Procurador Jurídico da Câmara de Vereadores de Uberlândia. Advogado.

Referências

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. Tradução de Marco Aurélio Nogueira. 5. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito Constitucional. Coimbra: Almedina, 1993.

COMPARATO, Fábio Konder. A nova cidadania. In: COMPARATO, Fábio Konder. Direito público: estudos e pareceres. São Paulo: Saraiva, 1996.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Curso de direito administrativo. 20. ed., São Paulo: Atlas, 2007.

FERRARI, Regina Maria Macedo Nery. Participação democrática: audiências públicas. In: CUNHA, Sérgio Sérvulo da; GRAU, Eros Roberto (Org.). Estudos de direito constitucional em homenagem a José Afonso da Silva. São Paulo: Malheiros, 2003.

FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. A Democracia Possível. São Paulo: Saraiva, 1972.

FREITAS, Juarez. O controle dos atos administrativos e os princípios fundamentais. São Paulo: Malheiros, 2004.

__________. Discricionariedade administrativa e o direito fundamental à boa administração pública. 2ª ed., São Paulo: Malheiros, 2009.

LARENZ, Karl. Derecho justo: fundamentos de ética jurídica. Traducción y presentación de Luiz Diez-Picazo. Madrid: Civitas, 1985.

LIRA. Bruno de Oliveira. O direito fundamental à boa administração sob a ótica do Estado. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/18515/o-direito-fundamental-a-boa-administracao-sob-a-otica-do-estado> Acesso em: 25.abril.2017.

MEDAUAR, Odete. O direito administrativo em evolução. 2. ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003.

MENDES, Gilmar Ferreira. A doutrina constitucional e o controle de constitucionalidade como garantia de cidadania: necessidade de desenvolvimento de novas técnicas de decisão; possibilidade de declaração de inconstitucionalidade sem a pronúncia de nulidade no direito brasileiro. Revista de Direito Administrativo – RDA, n. 191, p. 40-66, jan./mar. 1993.

MIRAGEM, Bruno. A nova Administração Pública e o Direito Administrativo. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

MORAES, Alexandre de. Reforma Administrativa: Emenda Constitucional nº 19/98. São Paulo: Atlas, 1999.

MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo. Direito da participação política legislativa, administrativa, judicial: fundamentos e técnicas constitucionais da democracia. Rio de Janeiro: Renovar, 1992.

__________. Mutações do direito público. Rio de Janeiro: Renovar, 2006.

OLIVEIRA, Gustavo Justino de. Direito administrativo democrático. Belo Horizonte: Fórum, 2010.

PEREZ, Marcos Augusto. A administração pública democrática: institutos de participação popular na administração pública. Belo Horizonte: Fórum, 2004.

SANTOS, Boaventura de Sousa; AVRITZER, Leonardo. Para ampliar o cânone democrático. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1990.

SOARES, Fabiana de Menezes. Direito Administrativo de Participação: cidadania, direito, estado, município. Belo Horizonte: Del Rey, 1997.

Downloads

Publicado

2018-07-31

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS

Como Citar

O perfil da Administração Pública no século XXI: uma releitura à luz dos direitos fundamentais. (2018). Revista Digital De Direito Administrativo, 5(2), 97-118. https://doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v5i2p97-118