As agências reguladoras brasileiras e seus problemas jurídicos

Uma análise dos transplantes e desenhos institucionais sob o aspecto do direito e desenvolvimento

Autores

  • Gabriel Rosa Gracindo Fundação Getúlio Vargas de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v6i1p225-245

Palavras-chave:

Regulação, Instituições, Direito e desenvolvimento

Resumo

A compreensão do desenho institucional que envolve as Agências Reguladoras Independentes no cenário regulatório americano e brasileiro é de extrema relevância para que possam ser feitas as comparações entre os modelos de ambos os países e sejam traçados paralelos que auxiliem na solução dos problemas de natureza jurídica enfrentados no cotidiano da regulação no Brasil desde a implementação das entidades. No estudo comparado das Agências Reguladoras e dos respectivos transplantes institucionais realizados, a identificação das peculiaridades políticas e jurídicas locais em confronto com o modelo importado pode auxiliar na mudança incremental do desenho normativo da regulação no Brasil, fortalecendo as instituições e promovendo, por consequência, o desenvolvimento econômico, político e social do país ao garantir um ambiente regulatório estável e dotado de segurança jurídica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriel Rosa Gracindo, Fundação Getúlio Vargas de São Paulo

    Graduado pela Faculdade Baiana de Direito. Pós-Graduando em Direito Administrativo pela FGV DIREITO SP. Mestrando em Direito e Desenvolvimento pela FGV DIREITO SP.  Beneficiário da Bolsa Mário Henrique Simonsen. Integrante do Grupo Público da SBDP/FGV DIREITO SP.

Downloads

Publicado

2019-02-01

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS

Como Citar

As agências reguladoras brasileiras e seus problemas jurídicos: Uma análise dos transplantes e desenhos institucionais sob o aspecto do direito e desenvolvimento. (2019). Revista Digital De Direito Administrativo, 6(1), 225-245. https://doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v6i1p225-245