A Indústria Cultural como objeto de Pesquisa Geográfica

Autores

  • Rodrigo Ramos Hospodar Felippe Valverde Universidade de São Paulo. Departamento de Geografia

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v29i0.102082

Palavras-chave:

Indústria Cultural, Espaço, Modelos.

Resumo

Há na atualidade uma grande confusão a respeito do significado da noção de indústria cultural e dos seus possíveis interesses de estudos em diferentes ciências sociais. Através desse artigo, queremos encontrar elementos que nos permitam discutir princípios gerais para a criação de modelos aplicáveis a estudos nesse tema de pesquisa geográfica. Para tanto, é preciso mais uma vez realizar uma análise das conexões entre as dimensões econômica e cultural, tentando superar a tendência à dicotomia que costuma ser dominante no contexto do conhecimento geográfico. Ao fazê-lo, oferecemos reflexões que nos auxiliam a compreender as diferentes mudanças nos processos produtivos, nos ativismos sociais, nas formas urbanas e nos clamores por autonomias que observamos no mundo globalizado.

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Biografia do Autor

  • Rodrigo Ramos Hospodar Felippe Valverde, Universidade de São Paulo. Departamento de Geografia
    Professor Doutor do Departamento de Geografia, Universidade de São Paulo

Publicado

2015-06-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Valverde, R. R. H. F. (2015). A Indústria Cultural como objeto de Pesquisa Geográfica. Revista Do Departamento De Geografia, 29, 391-418. https://doi.org/10.11606/rdg.v29i0.102082