Análise da vulnerabilidade natural à perda de solo de Barão de Cotegipe, RS
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v29i0.102085Palavras-chave:
Cartografia Ambiental, Geotecnologias, Vulnerabilidade Natural.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a vulnerabilidade natural à perda de solo do município de Barão de Cotegipe, RS. Para tanto, criou-se um banco de dados espaciais em um ambiente de Sistemas de Informações Geográficas com auxílio do software Spring versão 5.0.6. O mapa de vulnerabilidade natural à perda de solo foi elaborado com base nas informações referentes à geomorfologia, geologia, solos, vegetação e uso e ocupação da terra, de acordo com o grau de vulnerabilidade de cada informação, por meio da álgebra de mapas. Como resultado, destaca-se as unidades estáveis com predomínio dos processos formadores do solo, e as unidades moderadamente vulneráveis, prevalecendo os processos erosivos. Nas unidades em que predominou a vulnerabilidade natural, sugere-se especial atenção em relação ao meio natural e aos agentes que o influenciam, visando boas práticas sociais associadas às políticas ambientais no processo de tomada de decisões econômicas, possibilitando a valorização e proteção do meio.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2015-06-17
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Rovani, F. F. M., Cassol, R., Wollmann, C. A., & Simioni, J. P. D. (2015). Análise da vulnerabilidade natural à perda de solo de Barão de Cotegipe, RS. Revista Do Departamento De Geografia, 29, 262-278. https://doi.org/10.11606/rdg.v29i0.102085