O Discurso dos livros didáticos de Geografia: As diferenças entre o período militar e a primeira quinzena do século XXI

Autores

  • Mariana Xavier de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Andre Zanki Cordenonsi Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v29i0.102122

Palavras-chave:

Livro Didático, Geografia Física, Período Militar, Atualidade.

Resumo

A presente pesquisa objetiva comparar o discurso e a apresentação dos conteúdos de geografia física dos livros didáticos de geografia utilizados nas escolas públicas do Brasil no Período Militar com os atuais, tomando como base o ano de 2014. Especificamente objetiva-se: analisar a distribuição dos conteúdos e capítulos referentes à geografia física presentes nos livros didáticos; e comparar como era e é realizada a redação destes conteúdos frente à linguagem utilizada. Para desenvolver a pesquisa foi adotada uma metodologia qualitativa, a partir da análise descritiva de livros didáticos e do conteúdo analisado dos referidos períodos, levando, desta maneira, à compreensão do tema proposto. Os livros didáticos escolhidos para a análise foram: AZEVEDO, Aroldo de. Terra brasileira. 42. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 196; e MARTINS, Dadá; BIGOTTO, Francisco; VITIELLO, Márcio. Geografia: Sociedade e cotidiano. 4. ed. São Paulo: Escala Educacional, 2012. Desta forma, conclui-se que: há diferenças e semelhanças entre os livros trabalhados. Apesar de claras diferenças de discurso, os dois cumprem seu papel como fornecedor de conhecimento e recurso de auxílio ao professor em sala de aula. Sendo assim, não se notou nenhum erro conceitual em nenhuma das obras, sugerindo assim, que ambas são indicadas para cumprir sua função. Desta forma, nota-se que diversos aspectos influenciam no discurso apresentado nos livros didáticos: como esperado, a questão política está mais explícita no livro didático do Período Militar que o do atual, já as questões voltadas à preservação do meio ambiente são mais evidentes no livro atual que no do ano 1968. Portanto, independente do período histórico e do que se evidencia neste tempo, desenvolver e preservar o criticidade dos educandos através da indagação do conteúdo presente em qualquer mídia é uma das inúmeras funções intrínseca a profissão de professor.

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Biografia do Autor

  • Mariana Xavier de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
    Licenciada em Geografia UFSM, 2011; Mestre em Geografia, UFSM 2014; Especialista em Mídias na Educação, UAB/UFSM 2015; Doutoranda em Geografia, UFRGS
  • Andre Zanki Cordenonsi, Universidade Federal de Santa Maria
    Doutor em informática, UFRGS. Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2015-06-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O Discurso dos livros didáticos de Geografia: As diferenças entre o período militar e a primeira quinzena do século XXI. (2015). Revista Do Departamento De Geografia, 29, 367-390. https://doi.org/10.11606/rdg.v29i0.102122