MORFOPEDOLOGIA E ZONEAMENTO VOLTADO À OCUPAÇÃO

Autores

  • Fernando Nadal Junqueira Villela Universidade de São Paulo
  • Sidneide Manfredini Universidade de São Paulo
  • Aparecida Juliana Martins Corrêa Universidade Federal de São Carlos
  • Janaina Braga do Carmo Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v30i0.102857

Palavras-chave:

Análise Morfopedológica, Solos, Campus UFSCar-Sorocaba, Zoneamento

Resumo

O planejamento e adequada gestão dos recursos naturais requer o reconhecimento dos componentes da paisagem e das relações estruturais e funcionais que se estabelecem entre eles. Procedeu-se à confecção de uma carta morfopedológica do campus universitário da UFSCar no município de Sorocaba, Estado de São Paulo, como base para a definição de um zoneamento da aptidão do meio físico ao uso e à ocupação. A compartimentação morfopedológica relaciona satisfatoriamente as formas de relevo e os solos por meio de uma série de documentos cartográficos analisados de modo integrado (referentes à pedologia, à geologia, à morfologia, à declividade e à hipsometria) e da associação decorrente das análises empíricas e laboratoriais do solo. Tais análises possibilitaram a compreensão das inter-relações existentes  entre os diferentes componentes da paisagem, proporcionando a definição dos compartimentos morfopedológicos utilizados  para o  zoneamento realizado. Este se constitui em um instrumento de diagnóstico e prognóstico essenciais ao planejamento e à gestão, com vistas à conservação da paisagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Nadal Junqueira Villela, Universidade de São Paulo

possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professor doutor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia climática, interações pedo-geomorfológicas, caracterização do meio físico e de unidades de paisagem, cartografia geomorfológica e geoprocessamento.

Sidneide Manfredini, Universidade de São Paulo

possui graduação em Agronomia pela Faculdade de Medicina Veterinária e Agronomia de Jaboticabal (1974), mestrado pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (1977) e doutorado em Solos e Nutrição Mineral de Plantas pela Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (1983). Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em pedologia, atuando principalmente na área das relações solo-planta-atmosfera, solo-relevo e solos urbanos

Aparecida Juliana Martins Corrêa, Universidade Federal de São Carlos

Formada em Engenharia Florestal pela UFSCar, campus Sorocaba. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Uso dos Recursos Renováveis (PPGPUR-So), também pela UFSCar, campus Sorocaba.

Janaina Braga do Carmo, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado (2001) e doutorado (2004) em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo. Desde 2008 é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos e ministra 4 disciplinas no Curso de Engenharia Floresta e duas disciplinas em Programas de pós-graduação. Tem experiência na área de Ecologia e Funcionamento de Ecossistema florestal e agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: ciclo do nitrogênio, fluxo de gases em florestas, pastagens e na cultura da cana-de-açúcar, Amazônia e Mata Atlântica. Atualmente coordena um projeto de pesquisa com financiamento da FAPESP e participa como colaboradora de outros projetos interinstitucionais. Publicou 14 artigos completos em periódicos relevantes em sua área de atuação e já orientou mais de 20 alunos de graduação e pós-graduação. Atualmente pertence ao Departamento de Ciências Ambientais (DCA) da UFSCar campus Sorocaba.

Downloads

Publicado

2015-12-15

Como Citar

Villela, F. N. J., Manfredini, S., Corrêa, A. J. M., & Carmo, J. B. do. (2015). MORFOPEDOLOGIA E ZONEAMENTO VOLTADO À OCUPAÇÃO. Revista Do Departamento De Geografia, 30, 179-192. https://doi.org/10.11606/rdg.v30i0.102857

Edição

Seção

Artigos