REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADE DE ÁGUA EM COMUNIDADES DO ENTORNO DO PARQUE ESTADUAL DO IBITIPOCA, MG-BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v31i0.111814Palavras-chave:
Discurso do sujeito coletivo, bacia hidrográfica, práticas agropecuárias.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi o de levantar a representação social (RS) das bacias hidrográficas (BHs) para as comunidades do entorno do Parque Estadual do Ibitipoca, relacionando com o estado de conservação dos recursos hídricos (RH) e as práticas agropecuárias. Foi utilizada a técnica quali/quantitativa do discurso do sujeito coletivo (DSC) com entrevistas gravadas que recuperam opiniões, representações, posicionamentos, saberes tradicionais, crenças e atitudes. Resultou no levantamento das RS em relação aos rios e córregos relacionando-os com a qualidade dos RH e as variáveis de uso e cobertura do solo. Foi constatado a existência de RS mais e menos impactantes quando comparadas entre si e que essas RS afetam a qualidade dos RH de acordo com os discursos, analises de água e estudo do uso e cobertura do solo. Consideramos que dependendo das RS do indivíduo, existe uma maior propensão do sujeito em adotar práticas que sejam mais conservacionistas em função da RS atribuída ao tema. O estudo do uso e cobertura do solo mostrou como se manifestam e como as RS influenciam na utilização do solo. As análises de água foram fundamentais no relacionamento das RS com seu impacto nos RH das comunidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).