Uso do Solo e Cobertura Vegetal na Bacia Hidrográfica do Rio Una – Ibiúna/SP

Autores

  • Fabíola Magalhães Andrade Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Roberto Wagner Lourenço Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v2i0.116342

Palavras-chave:

Imagem de Satélite, Mapeamento, Matriz.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a evolução espaço temporal do uso do solo e cobertura vegetal na bacia hidrográfica do Rio Una localizada no município de Ibiúna, Estado de São Paulo, entre os anos de 2004, 2008 e 2012. Através de técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, em imagens dos satélites Landsat 5 e Spot 5 e após as etapas básicas de georreferenciamento e composição colorida foi empregado o método de Classificação Supervisionada Multivariada de Máxima Verossimilhança, sendo possível delimitar as classes temáticas presentes e observá-las no que se refere à expansão de categorias como áreas urbanas e agricultura sobre a categoria floresta. Além disso, a composição da matriz de transição de uso do solo permitiu a realização de exame a respeito das mudanças quantitativas entre as classes, bem como a verificação de acurácia entre os mapeamentos produzidos e as imagens referência em cada um dos anos analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabíola Magalhães Andrade, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP / Instituto de Ciências e Tecnologia de Sorocaba - ICT/Sorocaba - Nível Mestrado - Stricto Sensu). É Licenciada (2010) e Bacharela (2011) em Geografia pela mesma instituição de Ensino Superior (UNESP/Campus Experimental de Ourinhos).

Roberto Wagner Lourenço, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) no Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba (ICT/Sorocaba). É responsável pelas disciplinas de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Sistema de Informações Geográficas e Aplicações Ambientais do curso de Engenharia Ambiental, atuando principalmente nas áreas de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Planejamento e Gestão Territorial, bem como em Saúde Ambiental. É credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba (ICT-UNESP).

Downloads

Publicado

2016-12-27

Como Citar

Andrade, F. M., & Lourenço, R. W. (2016). Uso do Solo e Cobertura Vegetal na Bacia Hidrográfica do Rio Una – Ibiúna/SP. Revista Do Departamento De Geografia, 32, 48-60. https://doi.org/10.11606/rdg.v2i0.116342

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)