Proposição de Corredor Ecológico entre duas Unidades de Conservação na Região Metropolitana de Sorocaba

Autores

  • Renan Angrizani de Oliveira Universidade de Sorocaba - Uniso.
  • Darllan Collins da Cunha e Silva Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Instituto de Ciência e Tecnologia, Sorocaba, SP. http://orcid.org/0000-0003-3280-0478
  • Vanessa Cezar Simonetti Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Instituto de Ciência e Tecnologia, Sorocaba, SP.
  • Eduardo Augusto Braga Stroka Universidade de Sorocaba - Uniso.
  • Débora Zumkeller Sabonaro Universidade de Sorocaba - Uniso.

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v32i0.116467

Palavras-chave:

Geoprocessamento, Fluxo Gênico, Conexão de Fragmentos, Análise Espacial.

Resumo

Os corredores ecológicos possuem a importante função de permitir que os animais transitem com segurança de um fragmento florestal ao outro, favorecendo a dispersão de sementes e manutenção dos serviços ecossistêmicos prestados aos seres humanos. O presente estudo propôs um corredor ecológico ligando o Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade à Floresta Nacional de Ipanema, através do uso de geoprocessamento para o cálculo da direção do fluxo utilizando o modelo do algoritmo Deterministic (D8) para selecionar o melhor percurso em função do menor custo para sua implantação. Verificaram-se diferentes classes de uso do solo e cobertura vegetal ao longo do corredor ecológico, o qual possui uma extensão de aproximadamente 14,3 km e área total de 270 ha, dos quais cerca de 19,4% do corredor ecológico encontra-se em áreas de APP’s, isto é, protegida legalmente, o que facilitaria a manutenção e criação deste e praticamente não está inserido em áreas urbanas (0,8%), porém 13,8% do mesmo se encontra em propriedades agrícolas, o que necessitaria de uma fiscalização constante para sua preservação. Constatou-se que as técnicas de geoprocessamento são importantes ferramentas na criação e manutenção dos corredores ecológicos e, ainda, serve de suporte no desenvolvimento de políticas públicas que buscam garantir a sustentabilidade destas unidades de conservação e suas conexões.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renan Angrizani de Oliveira, Universidade de Sorocaba - Uniso.
    Bacharel em Engenharia Ambiental pela Universidade de Sorocaba. Técnico do laboratório de fenômenos de transportes, operações unitárias e hidráulica aplicada da Universidade de Sorocaba.
  • Darllan Collins da Cunha e Silva, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Instituto de Ciência e Tecnologia, Sorocaba, SP.
    Possui graduação e mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutor em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Unesp – Sorocaba/SP.
  • Vanessa Cezar Simonetti, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Instituto de Ciência e Tecnologia, Sorocaba, SP.
    Mestranda em Ciências Ambientais pela Unesp - Campus  de Sorocaba. Técnica do laboratório multiusos de tecnologias ambientais da Universidade de Sorocaba.
  • Eduardo Augusto Braga Stroka, Universidade de Sorocaba - Uniso.
    Bacharel em Engenharia Ambiental pela Universidade de Sorocaba.
  • Débora Zumkeller Sabonaro, Universidade de Sorocaba - Uniso.
    Professora do mestrado em Processos Tecnologicos e Ambientais da Universidade de Sorocaba - Uniso

Downloads

Publicado

2016-12-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Oliveira, R. A. de, Silva, D. C. da C. e, Simonetti, V. C., Stroka, E. A. B., & Sabonaro, D. Z. (2016). Proposição de Corredor Ecológico entre duas Unidades de Conservação na Região Metropolitana de Sorocaba. Revista Do Departamento De Geografia, 32, 61-71. https://doi.org/10.11606/rdg.v32i0.116467