Mudanças nos Padrões da Temperatura do Estado de São Paulo/Brasil nos Últimos 50 Anos
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v33i0.125767Palavras-chave:
Temperatura, Mudanças Climáticas, Normal Climatológica, Estado de São Paulo.Resumo
Um dos temas mais relevantes discutidos atualmente é a questão da variabilidade e das mudanças climáticas. Diversas pesquisas apontam que as temperaturas mundiais têm aumentado consubstancialmente, nos últimos anos, e, especialmente devido a fatores como o uso e ocupação do solo e diferentes formas de poluição. Embasados nesta discussão o objetivo deste artigo é apresentar alguns dados oriundos desta relação sociedade-natureza tomando como viés analítico a variabilidade e aumento das temperaturas, em quatorze cidades de pequeno e médio porte do Estado de São Paulo. Com base em técnicas comparativas entre a última normal climatológica (1961 – 1990) e período recente (1991 – 2011) e técnicas estatísticas (análise de cluster), foram identificados as principais estações sazonais e décadas em que ocorreram os maiores aumentos das temperaturas máximas e mínimas, além de identificar semelhanças e discrepâncias espaciais em todo o Estado. Os resultados indicam que o aumento das temperaturas no estado de São Paulo foi mais expressivo para as mínimas, quando comparadas às temperaturas máximas. Ressalta-se que esses aumentos ocorreram especialmente durante a primavera, para as máximas, e verão, para as mínimas. Comprovou-se que houve um aumento gradativo das temperaturas ao longo do período analisado sendo que entre os anos de 1960 a 1980 ocorreram, predominantemente, temperaturas mais amenas, enquanto que nas décadas de 1990 e 2000 ocorreram os anos mais quentes da série, com aumentos médios de até 2,3ºC para a cidade de Votuporanga, para as temperaturas máximas e de 1,8ºC e 1,6º C para as temperaturas mínimas nas cidades de Santos e Presidente Prudente, respectivamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).