Índice de Diversidade de Formas de Relevo do Setor Norte da Apa da Serra da Esperança (PR) com Emprego de Técnica de Classificação Geomorfométrica

Autores

  • Julio Manoel França da Silva Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná
  • Chisato Oka-Fiori Universidade Federal do Paraná
  • Claudinei Taborda da Silveira Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.132712

Palavras-chave:

Geomorfometria, Análise Digital do Relevo, Geodiversidade, Diversidade Geomorfológica.

Resumo

O presente artigo especifica o Índice de Diversidade de Formas de Relevo do setor norte da APA da Serra da Esperança, estado do Paraná, vinculando-se, conceitual e metodologicamente, ao componente geomorfológico da geodiversidade. As formas de relevo foram classificadas mediante o Índice de Posição Topográfica, apoiando-se em Sistema de Informações Geográficas; cujo resultado foi posteriormente submetido ao Índice de Shannon (SHDI) para estabelecimento de cinco classes de diversidade: Muito Baixa, Baixa, Média, Alta e Muito Alta. Considerando a distribuição de classes de riqueza e equabilidade das formas de relevo em células de quantificação de 500 x 500 m, os resultados indicaram, de maneira geral, relações entre maiores valores de SHDI com relevos mais acidentados; enquanto os menores valores de SHDI estão associados à planícies aluviais ou áreas mais suaves topograficamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Manoel França da Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná

Geógrafo (Bacharel e Licenciado) graduado na UFPR - Universidade Federal do Paraná (2007), instituição onde obteve os títulos de Mestre (2010) e Doutor (2016) em Geografia, ambos na linha de pesquisa Paisagem e Análise Ambiental. Atuou como consultor ambiental, analista de geoprocessamento, editor de cartografia e docente no ensino básico, técnico e superior. Desde 2012 é Professor/Pesquisador da UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Setor de Ciências Agrárias e Ambientais, Departamento de Geografia.

Chisato Oka-Fiori, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1972), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1980) e doutorado em Geologia Regional pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro (2002). Atualmente é professor Senior, do Departamento de Geografia, do Setor de Ciências da Terra da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia e Análise e Gestão Ambiental atuando principalmente nos seguintes temas: mapeamento, geomorfologia, litoral paranaense, fragilidade ambiental e mapeamento geomorfológico.

Claudinei Taborda da Silveira, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2002), mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Paraná (2005) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2010). É professor Departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná. Atua principalmente nos seguintes temas: geomorfologia, estudo de processos de movimentos de massa em encostas, solos, geomorfometria, pedometria, sistemas de informações geográficas e processamento digital de imagens.

Downloads

Publicado

2017-06-27

Como Citar

Silva, J. M. F. da, Oka-Fiori, C., & Silveira, C. T. da. (2017). Índice de Diversidade de Formas de Relevo do Setor Norte da Apa da Serra da Esperança (PR) com Emprego de Técnica de Classificação Geomorfométrica. Revista Do Departamento De Geografia, (spe), 112-123. https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.132712

Edição

Seção

Artigos