Geografia Física nas Provas do Enem: Relação Interdisciplinar com as Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.132751

Palavras-chave:

Conteúdos Escolares, Recursos e Componentes Curriculares.

Resumo

O presente trabalho faz uma análise crítica sobre a Geografia no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), tendo como viés a abordagem interdisciplinar. Tem-se como proposta um estudo analítico relacionando a Geografia e a Interdisciplinaridade como recurso para abordagem de conteúdos de forma contextualizada. Para isso, pretende-se analisar de que forma a Geografia aparece nas questões do ENEM, priorizando recursos e os temas que mais aparecem nos enunciados. A metodologia aplicada na pesquisa foi a análise de conteúdo com aplicação do método qualitativo, que, após as análises, originaram dados quantitativos. Os resultados alcançados referem-se às análises das provas aplicadas nos anos de 1998, 1999, 2008, 2009, 2010. A escolha da prova de 1998 se deu pela necessidade de se entender como eram a estrutura inicial e o formato do exame. Como marco das mudanças na aplicação desse exame, a prova de 2009 integrou essa etapa, pois ela passa ser organizada em Áreas do Conhecimento. Os resultados revelaram que há uma valorização na cobrança dos conteúdos geográficos, principalmente no que se refere à Geografia Física. Por outro lado, percebe-se a desvalorização da principal linguagem da Geografia – os mapas, ferramenta tão necessária na espacialização dos fenômenos físicos e sociais. Como resultado parcial, identificou-se que o modelo atual do ENEM proporcionou uma nova fragmentação Geografia Física e Geografia Humana, devido à organização, em que a Geografia Física relaciona-se com as Ciências da Natureza.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edlane Cruz Da Silva Coutinho, Universidade Federal Fluminense

    Licenciada em História pela Universidade Salgado de Oliveira, Licenciada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, com especialização em Ensino de Geografia pelo Instituto Federal Fluminense e Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense.Vinculada ao Departamento de Geografia PUCG.

  • Gustavo Barreto Franco, Universidade do Estado da Bahia- UNEB
    Professor Assistente do Departamento de Ciências Exatas e da Terra I da Universidade do Estado da Bahia- UNEB.
  • Raul Reis Amorim, Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP
    Professor Dr. do Departamento de Geociencias da Universidade Estadual de Campinas- Unicamp

Downloads

Publicado

2017-06-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Geografia Física nas Provas do Enem: Relação Interdisciplinar com as Ciências da Natureza. (2017). Revista Do Departamento De Geografia, spe, 147-156. https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.132751