Influência da Topografia e Uso da Terra na Variação dos Elementos Climáticos em Belo Horizonte, Ibirité, Sete Lagoas e Conceição do Mato Dentro – MG: O Segmento Temporal Entre 11 a 23/09/2016

Autores

  • Marina Rozendo Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Henrique Jardim Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.132753

Palavras-chave:

Temperatura, Umidade, Vegetação, Relevo, Serra do Cipó.

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar as interações entre topografia e uso da terra nas variações de temperatura e umidade relativa do ar e sua contribuição na formação de subunidades climáticas. A área de estudo abrange os municípios de Belo Horizonte, Ibirité, Sete Lagoas e Conceição do Mato Dentro (Minas Gerais-Brasil). Foram utilizados dados oriundos de séries temporais de estações meteorológicas e dados recolhidos em campo, cuja análise permitiu identificar possível distinção quanto à hierarquia na escala de influência dos fatores que organizam os climas nas localidades indicadas, variando desde a ação de sistemas atmosféricos em mesoescala até atributos pontuais de origem natural e antrópica em microescala.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marina Rozendo Silva, Universidade Federal de Minas Gerais
    Mestranda do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Atuou como monitora da disciplina de Climatologia pelo PROGRAD - UFMG. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Climatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: variabilidade climática, chuva, temperatura, precipitação e impacto ambiental. 
  • Carlos Henrique Jardim, Universidade Federal de Minas Gerais
    Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Geografia (Geografia Física) pela mesma instituição (2002) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é docente de ensino superior do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Climatologia, atuando principalmente junto ao ensino superior e pesquisa (clima e ordenamento espacial em áreas urbanas e naturais; climatologia aplicada à estudos de impactos ambientais; microclimatologia).

Downloads

Publicado

2017-06-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Influência da Topografia e Uso da Terra na Variação dos Elementos Climáticos em Belo Horizonte, Ibirité, Sete Lagoas e Conceição do Mato Dentro – MG: O Segmento Temporal Entre 11 a 23/09/2016. (2017). Revista Do Departamento De Geografia, spe, 48-57. https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.132753