Relato de Experiência Desenvolvido com Estudantes da NEJA no Ensino de Climatologia em Baixa Grande - Campos Dos Goytacazes/RJ

Autores

  • Taísa das Dores Pereira Universidade Federal Fluminense http://orcid.org/0000-0002-2983-4231
  • Maria do Socorro Bezerra de Lima Universidade Federal Fluminense - UFF. Departamento de Geografia
  • Maria Gertrudes Alvarez Justi da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. Laboratório de meteorologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.132940

Palavras-chave:

Educação, Geografia Escolar, Fenômenos Meteorológicos, EJA.

Resumo

O ensino de climatologia faz parte do currículo de geografia e é apresentado demonstrando a relação que há entre a superfície terrestre e a atmosfera. O ensino de climatologia estuda a dinâmica, a classificação e a descrição do clima, a ocorrência de fenômenos na atmosfera e sua influência na sociedade. Sua importância se dá à medida que contribui para o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o processo de ensino aprendizagem. Este estudo tem como principal objetivo trabalhar o fenômeno meteorológico chuva, através dos conteúdos de aprendizagens nas aulas de geografia da Nova Educação de Jovens e Adultos. As atividades realizadas ocorreram no Colégio Estadual Dr. Barros Barreto, na localidade de Baixa Grande, no município de Campos dos Goytacazes/RJ. Os procedimentos operacionais compreenderam a instalação de uma estação meteorológica móvel na escola, o monitoramento do tempo e o desenvolvimento de atividades e experiências pedagógicas. Os resultados apontam para a defasagem no ensino de disciplinas essenciais, a dificuldade dos alunos de se expressar através da escrita, e a percepção de que é viável utilizar os conteúdos de aprendizagens no ensino de climatologia. Assim, é possível concluir que a valorização dos saberes e os conteúdos de aprendizagens corroboram e auxiliam o processo no ensino de climatologia nas aulas de Geografia.

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Biografia do Autor

  • Taísa das Dores Pereira, Universidade Federal Fluminense
    Licenciada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense e Graduanda em Geografia - bacharel pela Universidade Federal Fluminense.
  • Maria do Socorro Bezerra de Lima, Universidade Federal Fluminense - UFF. Departamento de Geografia
    Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (1992), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Doutorado de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ). Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes. Coordenadora do Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos (NERU) e Tutora do Grupo Propet Ciranda Rural. Atua nas áreas de Geografia Agrária e Econômica, Políticas Públicas para a Agricultura e Educação do Campo.
  • Maria Gertrudes Alvarez Justi da Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. Laboratório de meteorologia
    Meteorologista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-1975), mestre em Matemática Aplicada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA-1979) e doutora em Engenharia Mecânica, área de concentração em Ciências Atmosféricas em Engenharia pela COPPE/UFRJ (2003). Foi professora do Departamento de Meteorologia da UFRJ desde 1976, atuando como professora associada no ensino e pesquisa nas áreas de verificação das previsões meteorológicas, modelagem e previsão em mesoescala (modelos MM5 e WRF), variabilidade e previsões climáticas. Na UFRJ foi coordenadora do Grupo de Estudos, Previsões e Análises Climáticas (GePaC/UFRJ) e integrou o Laboratório de Prognósticos em Meteorologia (LPM/UFRJ) que faz previsão operacional com alta resolução espacial e temporal para o estado do Rio de Janeiro. Coordenou projeto do CNPq que promoveu a atualização profissional de meteorologistas dos Centros Estaduais de Meteorologia e que desenvolveu Sistemas de Previsão Numérica da Atmosfera para dez estados brasileiros. Foi Presidência da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET) de 2004 a 2008. Tem vasta experiência na administração acadêmica na UFRJ, tendo ocupado, entre outros os cargos de Chefe do Departamento Meteorologia, Coordenadora do Curso de Graduação em Meteorologia, Diretora Adjunta de Graduação do Instituto de Geociências e Assessora da Pró-Reitoria de Graduação. Desde maio de 2013 é professora associada no Laboratório de Meteorologia (LAMET) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Tornou-se Chefe do LAMET/UENF em julho de 2014.

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Publicado

2017-06-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Pereira, T. das D., Lima, M. do S. B. de, & Silva, M. G. A. J. da. (2017). Relato de Experiência Desenvolvido com Estudantes da NEJA no Ensino de Climatologia em Baixa Grande - Campos Dos Goytacazes/RJ. Revista Do Departamento De Geografia, spe, 138-146. https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.132940