Eventos Extremos de Precipitação no Perfil Longitudinal Paraty (RJ) - Campos do Jordão (SP)

Autores

  • Maria Rita Pelegrin de Oliveira Universidade de São Paulo
  • Emerson Galvani Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.133419

Palavras-chave:

Análise Estatística, Quartil, Média Mensal, Outlier.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a variabilidade das precipitações e seus respectivos valores extremos ao longo do perfil longitudinal SE – NW, entre os municípios de Paraty/RJ, Cunha/SP, Taubaté/SP e Campos do Jordão/SP. Para isso, foram utilizados  dados secundários de séries temporais de 21 anos (entre 1982 – 2002) para cada localidade. Estas séries temporais apresentam valores dos acumulados diários de precipitação; com estes dados foram aplicadas técnicas estatísticas de análise de tendência central e box plot. Com o primeiro método, foram elaborados gráficos das médias mensais e dos volumes máximos de precipitação em 24 horas; já com o método box plot (quartis) foi obtida a  distribuição estatística do volumes de precipitação e seus respectivos valores extremos, os também chamados de outliers. Como resultado, as análises apontaram para uma maior frequência de chuvas menos intensas ao longo do perfil longitudinal, porém com ocorrências de eventos extremos em 24h que superaram em até 138,9% as médias mensais esperadas. A análise de tendência central mostrou resultados mais generalizdos, porém foi capaz de demonstrar as diferenças entre as máximas em 24h e as médias mensais esperadas para cada localidade. Com a técnica de análise do box plot, os resultados foram mais detalhados, demonstrando de maneira mais nítida o variabilidade dos volumes de precipitação ao longo da série, incrementando, desta forma, a qualidade da análise da distribuição das precipitações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Rita Pelegrin de Oliveira, Universidade de São Paulo
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia Física do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo.
  • Emerson Galvani, Universidade de São Paulo
    Professor doutor da disciplina de Climatologia do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2017-06-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Eventos Extremos de Precipitação no Perfil Longitudinal Paraty (RJ) - Campos do Jordão (SP). (2017). Revista Do Departamento De Geografia, spe, 58-66. https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.133419