Distribuição Temporal de Descargas e Alterações Morfológicas em Rios Semiáridos: O Rio Jaguaribe no Ceará, Brasil

Autores

  • Andrea Almeida Cavalcante Universidade Estadual do Ceará-UECE

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v35i0.133598

Palavras-chave:

Descarga morfológica, Transporte de Sedimentos, Impacto de Barragens, Rios Semiáridos, Nordeste Brasileiro.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar a frequência de fluxos e a distribuição temporal de descargas para verificar os fluxos responsáveis pelas maiores alterações na morfologia do rio Jaguaribe-Ce, considerando as interferências da barragem do Castanhão. Foram utilizados dados de vazões diárias de 7 estações na bacia do Jaguaribe, utilizando a distribuição estatística de Gumbel para análises dos intervalos de recorrência (IR). As permanências de fluxos foram calculadas pela compartimentação dos intervalos de vazões médias diárias. A descarga de sedimentos em suspensão correlacionada às permanências de fluxos mostrou uma ideia da descarga efetiva, aqui entendida como descarga morfológica. Os resultados para IR revelaram que as maiores vazões observadas nas estações estão em cotas relativas acima de 6m. Plotando as cotas nos perfis transversais verificou-se que Q1,5 varia entre as cotas de 1,5m e 4,6m. Para Q2,33 tais cotas variaram entre 3,7m e 5,5m, indicando que esta se aproxima da vazão de recorrência para bankfull. As permanências de fluxos indicaram que vazões abaixo de 10 m3/s predominam nas estações. Na estação Peixe Gordo foi observado que após a construção da barragem, fluxos entre 10 e 20 m3/s passaram a ser predominantes no canal. Isso refletiu em alterações na descarga efetiva nesse trecho que passou a ter uma condição favorável para transporte nesse intervalo. Nas demais estações, a vazão de descarga efetiva ficou no intervalo de 100-199 m3/s. Assim, os resultados indicam que as descargas de bankfull não exerce papel fundamental na morfologia do rio Jaguaribe, sendo a vazão de 100-199 m3/s as principais no transporte em suspensão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andrea Almeida Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará-UECE
    Doutora em Geografia (UFF). Professora Adjunta do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Ceará. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE. Área de atuação: Geomorfologia Fluvial de áreas semiáridas e impactos de barragens.

Downloads

Publicado

2018-07-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cavalcante, A. A. (2018). Distribuição Temporal de Descargas e Alterações Morfológicas em Rios Semiáridos: O Rio Jaguaribe no Ceará, Brasil. Revista Do Departamento De Geografia, 35, 28-36. https://doi.org/10.11606/rdg.v35i0.133598