Avaliação do Potencial Geoturístico no Território da Proposta Geoparque Quarta Colônia

Autores

  • Djulia Regina Ziemann Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Adriano Severo Figueiró Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v34i0.135156

Palavras-chave:

Avaliação do Geopatrimônio. Geoconservação. Quantificação. Geoturismo.

Resumo

O geoturismo permite um novo olhar à visitação turística de ambientes naturais, indo além da mera contemplação da paisagem, permitindo a interpretação do geopatrimônio visitado. Caracteriza-se como uma atividade capaz de contribuir não apenas com a promoção e conservação geopatrimonial, mas, também, com o desenvolvimento local da comunidade onde esta atividade ocorre. O presente trabalho relata uma proposta de quantificação do geopatrimônio da região da Quarta Colônia, localizada na porção central do Rio Grande do Sul, com avaliação do Índice de Aproveitamento Geoturístico e do Risco de Degradação. A área de estudo corresponde aos limites dos 9 municípios envolvidos na proposta do Geoparque Quarta Colônia. Nesta pesquisa, foram avaliados 20 locais anteriormente inventariados pela CPRM, além de novos locais, perfazendo um total de 43 geossítios. Após a avaliação foi possível identificar que, 24 locais podem ser considerados como apropriados para a utilização geoturística, enquanto 19 locais ainda necessitam de maiores investimentos para seu melhor aproveitamento, em que pese o fato de que todos os geossítios apresentam potencialidade para o desenvolvimento do geoturismo e de estratégias de geoconservação. A variação dos resultados aponta para a necessidade de medidas de intervenção primárias e políticas públicas que melhorem a sua gestão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Djulia Regina Ziemann, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria e participante do Grupo de Pesquisa em Patrimônio Natural, Geoconservação e Gestão da água (PANGEA)
  • Adriano Severo Figueiró, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    Docente do Programa de Pós graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria e coordenador do Grupo de Pesquisa em Patrimônio Natural, Geoconservação e Gestão da água (PANGEA)

Downloads

Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ziemann, D. R., & Figueiró, A. S. (2017). Avaliação do Potencial Geoturístico no Território da Proposta Geoparque Quarta Colônia. Revista Do Departamento De Geografia, 34, 137-149. https://doi.org/10.11606/rdg.v34i0.135156