As Territorialidades Insurgentes do Gigante Desperto: Jornadas de Junho de 2013 no Brasil e suas Dinâmicas Territoriais

Autores

  • Gustavo Souza Santos Faculdades Integradas Pitágoras - FIPMoc Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Maria das Graças Campolina Cunha Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v35i0.143685

Palavras-chave:

Jornadas de Junho. Territorialidades. Território. Movimentos sociais.

Resumo

Em 2013, protestos de iniciativa do Movimento Passe Livre contra o aumento da tarifa de transporte público na cidade de São Paulo tornou-se o estopim para a eclosão de manifestações sistêmicas por todos os estados brasileiros, o Distrito Federal e cidades do exterior. As vozes eram polissêmicas e vocalizavam por demandas sociais como transporte, saúde, educação, bem como protestos contra a corrupção. As manifestações com escopo ampliado se difundem pelo território nacional arregimentadas pela autonomia da comunicação via redes sociais, fazendo do mês de junho uma odisseia de insurgência: as jornadas de junho. Objetivou-se aqui analisar as dinâmicas territoriais destas manifestações. A pesquisa se apoia na análise documental de conteúdo noticioso para refletir sobre os contextos dos atos como sua difusão pelo país, a participação de cada estado, a conjuntura de sua territorialidade, multiescalaridade, suas redes e ativismos on-line. A mobilização de junho de 2013 compreendeu a formação de territorialidades de insurgência, fortalecidas pela comunicação autônoma proporcionada pelas redes sociais, difundindo suas mensagens e integrando os sentimentos de insurgência. O movimento apropriando-se do espaço pela tomada das ruas, desenvolveram uma mobilização reticulada que encontrou ressonância em todos os locais onde os atos se concentraram de modo multiescalar. O usufruto da comunicação digital como indumentária fez do ciberespaço um novo meio com o qual experiências socioespaciais podem se desencadear, como no ativismo despertado nas jornadas de junho.


Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gustavo Souza Santos, Faculdades Integradas Pitágoras - FIPMoc Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
    Doutorando em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), onde também é mestre em Geografia. Docente das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc) e professor pesquisador do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros (CEAD/Unimontes).
  • Maria das Graças Campolina Cunha, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
    Docente do Departamento de Geociências da  Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

2018-07-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Santos, G. S., & Cunha, M. das G. C. (2018). As Territorialidades Insurgentes do Gigante Desperto: Jornadas de Junho de 2013 no Brasil e suas Dinâmicas Territoriais. Revista Do Departamento De Geografia, 35, 37-48. https://doi.org/10.11606/rdg.v35i0.143685