A Técnica do Perfil Cultural na Identificação de Modificações Físicas e Químicas de Solos sob Cultivo de Palmito Pupunha (Bactris gasipaes Kunth) em Iporanga - SP, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.145792Palavras-chave:
Manejo Agrícola, Calcário, Diabásio, Impacto Humano, Vale do Rio Ribeira de IguapeResumo
A pesquisa teve como objetivo avaliar as diferenciações nas características físicas e químicas dos solos em duas vertentes opostas localizadas na mesma área, sob o cultivo do palmito Pupunha, que possuem diferentes litologias e morfologias, e encontram-se sob o mesmo manejo agrícola. Para este trabalho utilizou-se a técnica do Perfil Cultural, observando-se o estado estrutural e morfologia do solo, o manejo agrícola e aspectos visuais da vegetação e da atividade biológica. Conclui-se que as formações litológicas das vertentes analisadas, diabásio e calcário, dão origem a solos com diferentes teores de argila, que associados a fatores como o relevo e o clima, resultam em solos com baixo potencial edáfico e pouco pedogeneizados. As modificações nas características químicas e físicas das duas vertentes ocorrem, principalmente, em decorrência da litologia e morfologia da área, e o manejo agrícola não possui influência nessas diferenças, pois o impacto humano é esporádico e de baixa intensidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).