Percepção Ambiental e Climática de Alunos de Escolas Públicas de Itajubá – MG
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v37i0.149132Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Crianças, Topofilia, TopofobiaResumo
A percepção é o processo no qual o indivíduo assimila os estímulos externos, os internaliza por meio do processo cognitivo e a eles atribui significado. Nesse sentido, a percepção ambiental e climática pode ser compreendida como a forma pela qual os indivíduos entendem os fenômenos naturais que se manifestam no seu cotidiano. O objetivo do presente estudo é conhecer a percepção ambiental e climática de estudantes de escolas públicas municipais de Itajubá-MG. Foram selecionadas quatro escolas, duas localizadas na área rural e duas localizadas na área urbana do município. Adotou-se uma estratégia metodológica quantiqualitativa, com aplicação de questionários e observação dos estudantes ao longo do ano de 2016. As análises apontaram que os estudantes não se reconhecem como integrantes do sistema atmosférico e que os estudantes inseridos no meio rural não demonstraram possuir uma percepção ambiental e climática diferenciada dos estudantes de escolas urbanas, no que se refere a descrição de elementos do meio natural e atmosférico.
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