Avaliação do conteúdo sobre estrutura interna da Terra em livros didáticos de Geografia do ensino médio de escolas públicas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v40i0.164834

Palavras-chave:

Ensino de geociências, Ensino de ciências da terra, Educação geográfica, Educação básica

Resumo

Este trabalho tem por objetivo levantar informações quantitativas e qualitativas, textuais e visuais, visando avaliar como se apresenta o conteúdo sobre “estrutura interna da Terra” em livros didáticos de Geografia da 1ª série do Ensino Médio, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) às escolas públicas brasileiras para o triênio 2018-2020. Como procedimento metodológico realizou-se uma análise documental de diferentes coleções do guia do PNLD com o propósito de verificar a necessidade de pesquisas que continuem a analisar os conteúdos dos livros didáticos aprovados no referido programa. Dessa forma, considerando a complexidade de trabalhar temas próprios das Ciências da Terra dentro do ensino de Geografia na sala de aula, buscou-se, a partir da análise dos livros didáticos, quantificar e qualificar as informações presentes em 11 coleções, observando se a abordagem sobre o tema em questão fornece subsídios claros e corretos que corroborem positivamente o ensino de Geografia de forma clara e interdisciplinar. O resultado do trabalho demonstrou que nas coleções de livros didáticos selecionados há: notáveis assimetrias entre as informações verbais e não verbais; ausência de autores com formação em Geografia Física e/ou Ciências da Terra; necessidade de correções conceituais; e ausência de aplicações interdisciplinares compatíveis com o nível do público-alvo do Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Alexandre dos Santos Souza, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor de Geografia na rede particular de ensino em João Pessoa - PB.

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Publicado

2020-12-24

Como Citar

Souza, A. dos S., & Furrier, M. (2020). Avaliação do conteúdo sobre estrutura interna da Terra em livros didáticos de Geografia do ensino médio de escolas públicas brasileiras. Revista Do Departamento De Geografia, 40, 107-119. https://doi.org/10.11606/rdg.v40i0.164834

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