Geomorfologia e feições ilustradas: contribuições para a formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v40i0.166260

Palavras-chave:

Formação de professores de Geografia, Geomorfologia, Desenhos, Atividades de campo

Resumo

Constantemente há necessidade de utilização de recursos didáticos não-convencionais e de metodologias ativas no processo de formação de professores. Diante disso e associado com o campo de atuação e de possibilidades de interpretação, a Geografia possibilita aos acadêmicos/alunos conhecer e experienciar distintos fatos e fenômenos em escalas temporal e espacial. Assim, o presente estudo tem como objetivo contribuir com a discussão em torno do ensino de Geomorfologia (nos cursos de formação de professores de Geografia) pautado na criatividade materializada em desenhos que proporcionam um entendimento da caracterização geomorfológica e dos processos atuantes em áreas do Piauí e Ceará (Brasil). Cabe ressaltar que a produção dos desenhos foi subsidiada pela realização de duas atividades de campo, correspondendo às disciplinas de Geomorfologia e Geomorfologia do Quaternário. Ao longo das atividades e da produção dos desenhos, a utilização de elementos como linha, volume, luz, sombra, cor, textura e escala contribuiu para a tomada de conhecimento da percepção e de como os alunos enxergavam determinado processo, ancorados pela discussão teórica anterior. Com base nisso, a tríade apresentada, conhecimento científico - prática docente -criatividade (visão dos alunos), possibilitou que os desenhos atingissem função importante junto aos processos e significados expressos, bem como no despertar para a prática professoral.

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Publicado

2020-12-24

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Artigos

Como Citar

Nunes, H. K. de B. (2020). Geomorfologia e feições ilustradas: contribuições para a formação docente . Revista Do Departamento De Geografia, 40, 94-106. https://doi.org/10.11606/rdg.v40i0.166260