Memória hierofânica do catolicismo popular sertanejo e a sacralização da Serra do Horto, em Juazeiro do Norte – CE
DOI:
https://doi.org/10.11606/eISSN.2236-2878.rdg.2021.174833Palavras-chave:
Sistema Simbólico, Sagrado, Paisagem, Movimento ReligiosoResumo
A geografia da religião é um campo que nos permite diversas formas de abordagem do fenômeno religioso e sua relação com o espaço geográfico. A memória hierofânica constitui-se de uma base de leitura para a compreensão da constituição de grupos religiosos diversos sendo feita, especificamente neste trabalho, uma análise sobre o processo de espacialização do movimento do catolicismo popular sertanejo em Juazeiro do Norte, Ceará, tomando por recorte espacial a Serra do Horto, local de grande devoção que marca a relação do sagrado com esse grupo religioso. Tomamos a paisagem do sagrado e os ritos realizados pelos sujeitos como documentos que nos ajudam a compreender a constituição do próprio grupo e as formas de espacialização da crença que possuem e que marcam seu sistema simbólico. Ademais, associamos a esses documentos do sagrado a oralidade dos sujeitos pertencentes a essa crença, permitindo uma interpretação da forma simbólica do catolicismo popular sertanejo. Percebe-se que, em Juazeiro do Norte, dada a figura do Padre Cícero, ao ato hierofânico lá ocorrido e a paisagem existente nesse espaço, é permitida uma coerência de narrativa assumida pelo grupo em busca da “terra sem males”, que é uma das principais características que se associa a esse grupo religioso e constituiu o processo de espacialização simbólica nesse território, assumindo-o como sagrado ou sendo a própria “terra sem males”.
Downloads
Referências
BARROS, L. O. C. Juazeiro do Padre Cícero: a terra da Mãe de Deus. 3. ed. Fortaleza: IMEPH, 2014.
BRAGA, A. M. C. A subida do Horto: ritual e topografia religiosa nas romarias de Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil. Revista Debates do NER.; ano 15, n. 25, 197-214, 2014. DOI: 10.22456/1982-8136.49728.
CASSIRER, E. Ensaio sobre o homem: introdução a uma filosofia da cultura humana. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
CASSIRER, E. A filosofia das formas simbólicas: o pensamento mítico. II. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
COSTA, O. J. L. Canindé e Quixadá: construção e representação de dois lugares sagrados no sertão do Ceará. 2011. 216 f. Tese (Doutorado em Geografia). Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
COSTA, O. J. L. Memória e paisagem: em busca do simbólico dos lugares. Espaço e Cultura.; Edição comemorativa 1993-2008, 149-156, 2008. DOI: 10.12957/espacoecultura.2008.6143.
DURKHEIM, É. As formas elementares de vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. 3. ed. São Paulo: Paulus, 2008.
GIL FILHO, S. F. Espacialidades de conformação simbólica em geografia da religião: um ensaio epistemológico. Espaço e Cultura.; n. 32, 78-90, 2012. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/espacoecultura/article/view/6977>.
GIL FILHO, S. F. Espaço sagrado: estudos em geografia da religião. Curitiba: IBPEX, 2008.
GIL FILHO, S. F. Geografia da religião: reconstruções teóricas sob o idealismo crítico. In: KOZEL, Salete; SILVA, José da Costa; GIL FILHO, Sylvio Fausto (orgs). Da percepção e cognição à representação: reconstruções teóricas da geografia cultural e humanista. São Paulo: Terceira Imagem, 2007. p. 207-222.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2003.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
OLIVEIRA, A. X. O Padre Cícero que eu conheci – verdadeira história de Juazeiro do Norte. Fortaleza: Editora Henriqueta Galeno, 1974.
OLIVEIRA, P. W. A. Juazeiro do Norte e a espacialização do catolicismo popular sertanejo. In: SILVA, J. F. da S. et. al. (orgs.). Patrimônio e Práticas Culturais: perspectivas transdisciplinares da patrimonialização e dos saberes-fazeres populares. Fortaleza: DIN.CE, 2021. p. 49-68.
ROSENDAHL, Z. Hierópolis: o sagrado e o profano. 2. ed. Rio de Janeiro: Eduerj, 2009.
SCHAMA, S. Paisagem e memória. São Paulo: Companhia das Letras; 2009.
TUAN, Y. F. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Londrina: Eduel, 2013.
TUAN, Y. F. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina: Eduel, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Paulo Wendell Alves de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).