Modelagem da dispersão atmosférica de material particulado (MP10) e os impactos da utilização de veículos de carga movidos a GNL em São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/eISSN.2236-2878.rdg.2021.185828

Palavras-chave:

Material particulado, AERMOD, Dispersão atmosférica, Emissões

Resumo

O sistema de transporte brasileiro baseia-se no modo rodoviário, sendo os caminhões o principal veículo utilizado no transporte de mercadorias, responsável por 70% das emissões de material particulado (MP) veiculares do Estado de São Paulo. Por isso, é cada vez maior a busca por tecnologias alternativas para reduzir as emissões do setor de transportes. Tendo em vista a necessidade de reduzir poluentes e melhorar a qualidade do ar em grandes centros urbanos, o objetivo dessa pesquisa é calcular e analisar as emissões de material particulado com diâmetro de até 10μm (MP10) provenientes de veículos de carga rodoviários na Avenida Marginal Tietê, na cidade de São Paulo. O presente trabalho faz uso do modelo de dispersão atmosférica AERMOD para calcular as concentrações médias desse poluente, decorrentes da emissão dos caminhões movidos a Diesel, e os impactos da substituição de 100% deste combustível pelo gás natural liquefeito (GNL). Os resultados mostram que a substituição tecnológica auxilia na redução de 99% das emissões de MP10 ao longo do trecho da Avenida analisado, mas são necessários outros estudos para avaliar a concentração total e outros possíveis impactos, como os efeitos na saúde da população decorrentes da exposição desse poluente nessa via.

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Publicado

2021-12-12

Como Citar

Borges, R. R., Teixeira, A. C. R., Mouette, D., & Ribeiro, F. N. D. (2021). Modelagem da dispersão atmosférica de material particulado (MP10) e os impactos da utilização de veículos de carga movidos a GNL em São Paulo. Revista Do Departamento De Geografia, 41(1), e185828. https://doi.org/10.11606/eISSN.2236-2878.rdg.2021.185828

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