Tem risco, mas na minha casa não: análise da percepção ambiental de risco da comunidade Amazonas, Petrópolis – RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/eISSN.2236-2878.rdg.2022.190274

Palavras-chave:

Movimento de massa, Inundação, Vulnerabilidade, Desastres

Resumo

Petrópolis, localizada na região serrana do Rio de Janeiro, sofreu ao longo da história inúmeros desastres relacionados aosmovimentos de massa. Embora haja um esforço por parte do município, principalmente da defesa civil em alertar a população sobre os riscos associados às áreas de maior ocorrência do fenômeno, bem como ações emergenciais no sentido de minimizar os danos, ainda assim, a problemática é recorrente. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar a percepção da população residente em áreas de risco na comunidade Amazonas, localizada no município de Petrópolis-RJ. A região apresenta diferentes graus de risco relacionados aos movimentos de massa e tem vivenciado esses desastres nas últimas décadas. Para tanto, analisou-se o histórico do município a fim de compreender o processo de ocupação das encostas, bem como aspectos relacionados à condição socioeconômica da comunidade, observando-se que a vulnerabilidade econômica se apresenta como fator chave para compreensão desta realidade. Realizou-se entrevistas com moradores, utilizando-se a Análise Textual Discursiva, para a compreensão dos resultados alcançados. Conclui-se que os moradores compreendem as causas naturais e antrópicas para a ocorrência dos desastres, estão cientes das possíveis medidas de prevenção, assim como da presença de áreas apontadas como de risco pela Defesa Civil, porém a maioria não se reconhece inserido nestas áreas, negando a sua própria condição. Esta análise pode subsidiar ações de gestão dos riscos, que tem se mostrado um dos maiores desafios na atualidade, indicando a necessidade de maior integração da população neste processo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Monika Richter, Universidade Federal Fluminense. Instituto de Educação de Angra dos Reis. Departamento de Geografia e Políticas Públicas

    Mestre e Doutora em Geografia pela UFRJ na área de concentração Planejamento e Gestão Ambiental, com estágio Pos-Doutoral em Geografia (UFRJ - 2010/2011). Professora Associada I do Departamento de Geografia e Políticas Públicas do Instituto de Educação de Angra dos Reis, é Docente Permanente do Programa de Pos Graduação em Geografia (PPGGEO/UFRRJ). Atua também como Docente Colaboradora do Mestrado Profissional em Biodiversidade em Unidades de Conservação e Pesquisadora dos grupos Espaço Sensoriamento Remoto e Análise Ambiental, coordenado pela UFRJ, Núcleo de Pesquisas em Turismo (UFRRJ) e do Grupo de Estudos da Baia da Ilha Grande (GEBIG/UFF). Tem experiência nas áreas de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Modelagem de dados Ambientais, Conservação e Restauração de Ecossistemas, Percepção e Análise Ambiental, Turismo Sustentável e Geotecnologias no Ensino Básico.

Referências

ALMEIDA, L. Q. D. Riscos Ambientais e vulnerabilidade nas cidades: Conceitos, medologias e aplicações. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.

BRANCO, M. L. G. C. A Dinâmica Metropolitana, Movimento Pendular e Forma Urbana: o espaço urbano do Rio de Janeiro. Anais do XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Caxambu: [s.n.]. 2006. p. 1-13.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasilia: Ministério da Educação, 2018.

BRASIL. S2ID. Sistema integrado de informações sobre desastres, 2021. Disponivel em: <https://s2id.mi.gov.br/paginas/index.xhtml>. Acesso em: 2020 julho 13.

CARVALHO, Á. M. D. F. Petrópolis: Novo Ano, Novo Século, Novo Milênio E Novas Perspectivas. Petrópolis: Instituto histórico de Petrópolis, 2001. publicado originalmente na Tribuna de Petrópolis.

CASTRO, A. L. C. D. Glossário de defesa civil: estudos de riscos e medicina de desastres. Brasilia : [s.n.], 1998.

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE DESASTRES - CEPED/UFSC. Atlas Brasileiro de desastres naturais 1991 a 2010. Florianópolis: [s.n.], v. Brasil, 2013.

CORRÊA, R. L. O espaço urbano. 4ª edição. ed. São Paulo: Atica , 2000.

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS. Com chuva 189% maior, defesa civil alerta população. Jornal Diário de Petrópolis, Petrópolis, 28 maio 2018.

GROGÓRIO, R. D. S. Petrópolis-cidade imperial? Da representação do espaço aos espaços de representação. 12ª encuentro de geógrafos de América Latina. Montevideo: [s.n.]. 2009.

GUERRA, A. J. T.; MELO, P. B.; FILHO, R. D. D. S. Caracteristivas geológicas e geomorfológicas da APA-Petrópolis - RJ. Revista Brasileira de geomorfologia , v. 8, p. 77-86, 2007.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2012.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA- IBGE. Sinopse estatística do município de Petrópolis: Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Serviços Gráficos dos Instituto Brasileiro de

Geografia e Estatistica, 1948.

KUHNEN, A. Meio Ambiente e Vulnerabilidade: a percepção ambiental de risco e o comportamento humano. Geografia (Londrina), Londrina, v. 2, p. 37-52, janeiro 2009.

MESQUITA, P. P. A. A formação industrial de Petrópolis: trabalho, sociedade e cultura operária (1870-1937). Juiz de Fora: [s.n.], 2012. Dissertação (mestrado)- Universidade Federal de Juiz de Fora.

MORAES, R. Uma tempestade de luz:a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência&educação, [s.l], v. 9, p. 191-211, 2003.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. D. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2016.

MOURA, É. F. Percepção de risco em áreas de população vulnerável a desastres naturais do município do Guarujá - SP. Campinas: [s.n.], 2011. Dissertação (mestrado) - Curso de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas.

OLIVEIRA, F. L.; GUERRA, A. J. T.; HANSEN, L. F. Análise comparativa dos dados históricos de mocimentos de massa. Revista do departamento de Geografia - UERJ, Rio de Janeiro, p. 1-7, 2003.

OLIVEIRA, L. D. Percepção do Meio Ambiente e Geografia. OLAN- Ciência e Tecnologia, Rio Claro, v. 1, p. 14-28, Novembro 2001.

OLIVEIRA, L. D. Percepção Ambiental. Revista de Geografia e Pesquisa, Ourinhos, 6, julho 2012. 52-72.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS. Plano Municipal de Redução de Risco. Petrópolis: [s.n.], 2017. Desenvolvido por Theopratique.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS. Lei nº 7.654. Política municipal dos princípios da proteção e defesa civil e a educação ambiental de forma integrada aos conteúdos obrigatórios dos curriculos da rede municipal de ensino. Petrópolis: [s.n.], 2018.

RIO DE JANEIRO. Estudos socioeconômicos dos municípios do Estado do Rio de Janeiro: Petrópolis. Rio de Janeiro: Secretária geral de planejamento, 2013.

RIO, V. D.; OLIVEIRA, L. D. Percepção Ambiental: A experiência brasileira. 2ª Edição. ed. São Paulo: Studio Nobel, 1999.

THOURET, J.-C. Os riscos nos países em desenvolvimento. In: (ORG), Y. V. Os riscos: o homem como agressor e vítima do meio ambiente. São Paulo: Contexto, 2015.

TUAN, Y.-F. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.

TUAN, Y.-F. Paisagens do medo. São Paulo: Unesp, 2005. Tradução: Lívia de Oliveira.

VEYRET, Y. Os Riscos: O homem como agressor e vítima do meio ambiente. 2ª Edição. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

VEYRET, Y.; RICHEMOND, N. M. D. Representação, gestão e expressão espacial de risco. In: VEYRET, Y. Os riscos: o homem como agressor e vítima do meio ambiente. São Paulo: Editora Contexto, 2015. p. 47-62.

Downloads

Publicado

2022-09-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ferreira, C. O., & Richter, M. . (2022). Tem risco, mas na minha casa não: análise da percepção ambiental de risco da comunidade Amazonas, Petrópolis – RJ. Revista Do Departamento De Geografia, 42, e190274 . https://doi.org/10.11606/eISSN.2236-2878.rdg.2022.190274