Ousadia e alegria: sportswashing e soft power do Catar através do futebol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/eISSN.2236-2878.rdg.2022.203554

Palavras-chave:

Sportswashing, Soft power, Futebol, Globalização, Catar

Resumo

A Copa do Mundo de Futebol de 2022, organizada pela Federação Internacional de Football Association (FIFA), sediada no Catar, representa o ápice de uma estratégia empreendida pelo pequeno país do Golfo Pérsico para aumentar sua relevância dentro da comunidade internacional, conferindo maior legitimidade, segurança e influência ao regime. Parte desta estratégia também incluiu a compra do clube francês Paris Saint-Germain (PSG) e a construção de torná-lo uma potência futebolística. O financiamento dessas empreitadas é possível graças à riqueza obtida pelo Catar através da exploração de suas reservas de hidrocarbonetos. Essencialmente, o Catar usa sua renda petrolífera para construir um soft power que projete o país no cenário internacional. O presente artigo busca entender, através de análises dos investimentos do governo catariano no esporte, como uma nação, diminuta e dependente de uma única atividade econômica, consegue instrumentalizar o futebol como parte de uma estratégia que solidifique o país como uma nação reconhecida, além de buscar compreender o uso geopolítico do futebol.

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Publicado

2022-01-31

Edição

Seção

Especial Copa do Mundo 2022: Geografias do Futebol - Conexões Possíveis

Como Citar

Almeida, R. A. ., & Pereira, A. dos S. A. (2022). Ousadia e alegria: sportswashing e soft power do Catar através do futebol. Revista Do Departamento De Geografia, 42, e203554 . https://doi.org/10.11606/eISSN.2236-2878.rdg.2022.203554