O futebol como mercadoria e poder: concepções geográficas sobre o torcer no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/eISSN.2236-2878.rdg.2022.203590

Palavras-chave:

Torcidas, Cidade, Copa do Mundo, Patrimônio Cultural

Resumo

Este artigo apresenta uma contribuição aos estudos do futebol, mobilizando questões concernentes à geografia urbana e à geopolítica. Considerando a dialética que envolve o futebol-espetáculo tornado mercadoria e utilizado como instrumento de poder, serão analisadas, com maior enfoque, as dinâmicas que têm afetado as práticas torcedoras no Brasil. Inicialmente, identificam-se balizas temporais importantes da mercantilização do torcer, dos primórdios elitizados à popularização, tendo como fio condutor o debate sobre os estádios e a cidade. Na sequência, são elencadas algumas estratégias de poder que envolveram as Copas do Mundo de futebol masculino e o modo como elas se desdobraram no modelo contemporâneo de mercantilização do esporte atrelado à venda da cidade. Por fim, destacamos as insurgências e resistências torcedoras a esse processo, elencando possibilidades de políticas voltadas ao reconhecimento e valorização das referências culturais torcedoras que, no entendimento deste artigo, são conteúdos significativos do acervo do patrimônio cultural brasileiro.

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Biografia do Autor

  • Alberto Luiz dos Santos, Prefeitura Municipal de Valinhos

    Possui Graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Ourinhos (2010), Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014) e Doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo - USP (2021), com a Tese: "O samba como patrimônio cultural em São Paulo (SP): As batucadas de beira de campo e o futebol de várzea". Possui produção acadêmica voltada à seara do Patrimônio Cultural, Cidade e Metrópole, atuando neste enfoque desde 2012. Integra a Rede Paulista de Educação Patrimonial (REPEP) em atividades educativas, pesquisas e publicações na área do Patrimônio Cultural em São Paulo (SP). É membro do Grupo de Pesquisa Patrimônio, Espaço e Memória, vinculado ao Labur/FFLCH/USP (CNPq). Como docente, atuou no Ensino Superior em 2015, no Ensino Básico entre 2008 e 2016 e no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico entre 2018-2019 (IFSP) e 2021-2022 (COTIL - Unicamp).

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Publicado

2022-01-31

Edição

Seção

Especial Copa do Mundo 2022: Geografias do Futebol - Conexões Possíveis

Como Citar

Vasconcelos, D. B., & Santos, A. L. dos. (2022). O futebol como mercadoria e poder: concepções geográficas sobre o torcer no Brasil. Revista Do Departamento De Geografia, 42, e203590 . https://doi.org/10.11606/eISSN.2236-2878.rdg.2022.203590