Composição química das águas de chuva em áreas tropicais continentais, Cuibá-MT: aplicação do sistema clima urbano (S.C.U.)

Autores

  • Rodrigo Marques
  • Cleusa A. G. P. Zamparoni
  • Edinaldo de Castro e Silva
  • Aparecida de Magalhães
  • Sumaya Ferreira Guedes
  • Adalgiza Fornaro

DOI:

https://doi.org/10.7154/RDG.2010.0020.0005

Palavras-chave:

Composição química de águas de chuva, Teoria do Sistema Clima Urbano, Cuiabá-MT.

Resumo

Avaliou-se a composição química de águas da chuva em Cuiabá-MT sob a perspectiva do Sistema Clima Urbano (S.C.U.), considerando-se as fontes emissoras, as características geográficas/topográficas da cidade, e a relação entre o homem e a natureza. O período de amostragem foi entre os dias 21/02 e 02/07 de 2006, representando o final da estação chuvosa e início da estação seca da região. No total de 38 amostras determinaram-se a acidez (medidas de pH), a condutividade elétrica e a concentração dos ânions nitrato, sulfato, cloreto, nitrito e fosfato. Também foi observada a influência do número de dias anteriores sem chuvas ao evento na variabilidade da composição química destas amostras. Os resultados mostraram que mesmo com valores de pH inferiores a 5,6, portanto, chuvas ligeiramente ácidas; as concentrações dos ânions foram baixas, indicando a existência de chuvas limpas. Para o período do estudo, pode-se considerar Cuiabá representando área continental ainda não impactada com atividades antrópicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2011-04-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Marques, R., Zamparoni, C. A. G. P., Silva, E. de C. e, Magalhães, A. de, Guedes, S. F., & Fornaro, A. (2011). Composição química das águas de chuva em áreas tropicais continentais, Cuibá-MT: aplicação do sistema clima urbano (S.C.U.). Revista Do Departamento De Geografia, 20, 63-75. https://doi.org/10.7154/RDG.2010.0020.0005