Análise estrutural da cobertura pedológica: uma experiência de ensino e pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.2002.0015.0008Palavras-chave:
Sistemas de transformação pedológica, Linhas de pedra, Couraças ferruginosas, Dinâmica da água e erosão.Resumo
O acordo CAPES/COFECUB permitiu ao Departamento de Geografia desenvolver, entre 1980 e 1995, um programa de ensino epesquisa em pós-graduação, com a participação da École Nationale Supérieure Agronomique de Rennes, do Centre de GéomorphologieCNRS, de Caen e do Centre ORSTOM de Caiena, sob o tema “Análise estrutural da cobertura pedológica e suas aplicações nos ambientestropicais”. O programa compreendia uma parte teórica e outra prática, com levantamento e cartografia de coberturas pedológicas emdiferentes áreas de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. Com base nesses trabalhos foram elaboradas sete dissertações demestrado e 18 teses de doutorado: seus resultados científicos representam uma significativa contribuição ao conhecimento da pedogênesee da dinâmica pedológica atual, relacionada à gênese e evolução dos relevos e a questões de uso dos solos. Os resultados são sintetizadosem dois conjuntos temáticos: 1- sistemas pedológicos: gênese e dinâmica; 2- funcionamento hídrico e erosão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).