CONTRIBUIÇÃO DA GEOMORFOLOGIA ANTRÓPICA NA CARACTERIZAÇÃO DO MACIÇO DO BONILHA, REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0024.0003Palavras-chave:
Geomorfologia Antrópica, Urbanização, Maciço do Bonilha, Região Metropolitana de São PauloResumo
As atividades humanas, nas últimas décadas, têm tido enorme impacto sobre as paisagens naturais, tendo como conseqüências eventos de desastres naturais, que culminam com prejuízos naturais, sociais e econômicos. Diante deste cenário, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a atuação da sociedade como agente geomorfológico, ou seja, como a urbanização irá interferir/acelerar os processos geomorfológicos de uma determinada área. Para tanto, o Maciço do Bonilha e seu entorno, na Região Metropolitana de São Paulo, foi adotado como área de estudo. A fim de atingir o objetivo foram feitos levantamentos bibliográficos e cartográficos, elaboração de material cartográfico e realização de trabalhos de campos para conferência dos produtos confeccionados. Foram elaborados os mapas de evolução da mancha urbana e de susceptibilidade a deslizamentos da área de estudo, mostrando que áreas com altas declividades e ocupadas apresentam susceptibilidade instalada. Os resultados obtidos reiteram a problemática ambiental do agravamento dos desastres naturais em áreas predispostas a riscos naturais ocupadas por moradias irregulares e autoconstrução.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).