APLICAÇÃO DE UM MODELO DE FRAGILIDADE AMBIENTAL RELEVO-SOLO NA SERRA DA CANTAREIRA, BACIA DO CÓRREGO DO BISPO, SÃO PAULO-SP
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0024.0004Palavras-chave:
Fragilidade Ambiental, Análise Ambiental, Serra da Cantareira.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as fragilidades ambientais diante das intervenções humanas na bacia do córrego do Bispo, uma área bastante representativa do processo de ocupação desordenado na Serra da Cantareira. Como fundamento teórico-metodológico, adotou-se a proposta de ROSS (1994) - Análise empírica da fragilidade dos ambientes naturais e antropizados, baseada nos conceitos de Unidades Ecodinâmicas de TRICART (1977). O diagnóstico das fragilidades ambientais, sintetizado no Mapa das Unidades Ecodinâmicas de Instabilidade Potencial e Emergente, baseou-se na correlação de quatro fatores de análise: o relevo, o solo, a cobertura vegetal/uso da terra e o regime pluviométrico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).