CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E QUÍMICA DO SOLO SOB DIFERENTES USOS EM BACIA HIDROGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0024.0006Palavras-chave:
Degradação, qualidade química do solo, Vacacaí-Mirim.Resumo
O solo se tornou um recurso essencial à sobrevivência do ser humano, porém com o aumento dos níveis de contaminação gerado pelas ações antrópicas, esse recurso está recebendo toda essa carga poluidora acarretando em mudanças em suas propriedades. Com base nisso, o presente trabalho teve por objetivo caracterizar os atributos físicos e químicos de solo sob diferentes usos em uma bacia hidrográfica. Os teores de argila variaram de 8 a 51%, com média de 28,84 ± 12,18%, a concentração de Potássio variou de 0,8 a 208 mg kg-1, com média de 54,56 ± 47,16 mg kg-1. Os valores de Matéria Orgânica variaram de 0,6 a 2,9%, com média de 1,50 ± 0,63%, a concentração de Fósforo variou de 0,7 a 6 mg kg-1 com média de 2,36 ± 1,52 mg kg-1, já os valores de pH variaram de 4,2 a 5,8com média de 4,76 ± 0,39. Dentre os parâmetros analisados, destaca-se em os valores elevados de argila e M.O. os solos que estão sob uso de mata nativa e campo nativo, sendo possível afirmar que a preservação do solo contribui para manutenção destes parâmetros. Dentre os atributos químicos, os maiores valores relacionam-se com solos sob que sofreram ação antrópica, como cultivados com arroz e soja ou sob uso de pastagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).