PROBLEMÁTICA DAS INUNDAÇÕES E SUA RELAÇÃO COM A SITUAÇÃO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE: VISÃO DO PODER PÚBLICO E O USO DE GEOPROCESSAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0024.0009Palavras-chave:
precipitação, impactos socioambientais, planejamento urbano, geoprocessamento.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a situação das Áreas de Preservação Permanente (APP) no entorno de cursos d’água, no tocante a sua condição de preservação, e verificar a relação deste fato com os eventos de inundações ocasionados por precipitações intensas, utilizando como exemplo o caso da Macrozona 9 (MZ-9) no município de Campinas (SP). O trabalho envolveu a identificação da quantidade de eventos de inundação ocorridos por Unidade Territorial Básica (UTB) na MZ-9 no período entre 1980 e 2007; a delimitação e classificação das APP; a elaboração do Plano de Informação sobre a situação das APP e ocorrências de eventos de inundação por UTB; e uma análise de como o poder público municipal trata das questões associadas aos impactos de chuvas. Os resultados indicaram, principalmente, que nos trechos aonde as APP encontram-se degradadas, ocorre maior quantidade de ocorrências relacionadas aos alagamentos, o que reforça a importância dos Planos Locais de Gestão na proposição de diretrizes e medidas para reduzir e solucionar problemas desta natureza.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).