PROBLEMÁTICA DAS INUNDAÇÕES E SUA RELAÇÃO COM A SITUAÇÃO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE: VISÃO DO PODER PÚBLICO E O USO DE GEOPROCESSAMENTO

Autores

  • Ângela Cruz Guirao
  • Marcelo Fernando Fonseca
  • Marina Sória Castellano

DOI:

https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0024.0009

Palavras-chave:

precipitação, impactos socioambientais, planejamento urbano, geoprocessamento.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a situação das Áreas de Preservação Permanente (APP) no entorno de cursos d’água, no tocante a sua condição de preservação, e verificar a relação deste fato com os eventos de inundações ocasionados por precipitações intensas, utilizando como exemplo o caso da Macrozona 9 (MZ-9) no município de Campinas (SP). O trabalho envolveu a identificação da quantidade de eventos de inundação ocorridos por Unidade Territorial Básica (UTB) na MZ-9 no período entre 1980 e 2007; a delimitação e classificação das APP; a elaboração do Plano de Informação sobre a situação das APP e ocorrências de eventos de inundação por UTB; e uma análise de como o poder público municipal trata das questões associadas aos impactos de chuvas. Os resultados indicaram, principalmente, que nos trechos aonde as APP encontram-se degradadas, ocorre maior quantidade de ocorrências relacionadas aos alagamentos, o que reforça a importância dos Planos Locais de Gestão na proposição de diretrizes e medidas para reduzir e solucionar problemas desta natureza.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ângela Cruz Guirao
    Bióloga, bacharel e licenciada (2006); Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Atualmente é doutoranda do Departamento de Geografia na mesma Universidade e técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente deCampinas.
  • Marcelo Fernando Fonseca
    Geógrafo, Bacharel (2003), Mestre em Geografia pela Universidade Estadualde Campinas - UNICAMP. Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado pelo Departamento deGeografia - Unicamp, com apoio da FAPESP.
  • Marina Sória Castellano
    Geógrafa, bacharel (2007) e licenciada (2007), Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente é doutoranda do Departamento de Geografia na mesma Universidade.

Downloads

Publicado

2012-12-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Guirao, Ângela C., Fonseca, M. F., & Castellano, M. S. (2012). PROBLEMÁTICA DAS INUNDAÇÕES E SUA RELAÇÃO COM A SITUAÇÃO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE: VISÃO DO PODER PÚBLICO E O USO DE GEOPROCESSAMENTO. Revista Do Departamento De Geografia, 24, 151-168. https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0024.0009