O APOGEU E O DECLÍNIO DA GEOPOLÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.1997.0011.0002Palavras-chave:
geopolítica, território, desterritorializaçãoResumo
Este ensaio analisa o apogeu e o declínio da geopolítica. A grande preocupação da geopolítica foi a de definir uma grande potência mundial e ela sempre elegeu o Estado nacional moderno como o único agente político legítimo, pensando nas condições de seu fortalecimento. Seu momento áureo foi o Estado – nação, notadamente a segunda metade do século XIX e a primeira do século XX. Com o final da Guerra Fria, com a globalização e a terceira revolução industrial, a geopolítica entra em declínio, pois o mais importante para o poderio internacional de um páis passa a ser a tecnologia civil de ponta, a velocidade e o controle do tempo (e não mais o controle do espaço). O tamanho do território de um Estado, bem como os recursos naturais e a população disciplinada, já não são mais elementos decisivos para uma grande potência, e com essa mudança alguns pressupostos básicos da geopolítica tornaram-se obsoletos. Também no Brasil houve uma rica tradição geopolítica, que engendrou um projeto de “Brasil, grande potência” e que em boa parte foi implementado desde os anos 30 até início dos anos 80, quando entrou em crise.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).