AGROSSISTEMAS - PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.1997.0011.0012Palavras-chave:
agrossistemas, desenvolvimento, sustentabilidadeResumo
O conceito de desenvolvimento sustentado surgiu na última década como uma proposição alternativa a estratégia tradicional de desenvolvimento econômico e social. O setor agrícola não pode se furtar ao atendimento destas novas prerrogativas, sendo assim fundamental o estabelecimento de bases consistentes de reflexão. A inserção deste novo conceito deve representar a possibilidade de aprimoramento técnico das atividades produtivas, sendo este fundamento em procedimentos de negociação política entre os diversos atores sociais diretamente arrolados. O conhecimento científico atual nos permite reconhecer referenciais, em especial quanto ao manejo de paisagens e inserção dos conceitos sócio-culturais e ambientais. Ações de pesquisa voltadas à definição de diagnósticos ambientais e sócioeconômicos apresentam-se como alternativas técnicas à elaboração de planos estratégicos de desenvolvimento regional, sendo fundamentadas por meio de reconhecimento de fatores condicionantes e condições de contorno intrínsecas aos sistemas manejados e em prerrogativas de maior sustentabilidade da atividade agrícola nas dimensões espaço-temporais pertinentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).