OS EQUÍVOCOS DA NOÇÃO DE "REGIÕES QUE EXPLORAM REGIÕES": CRÍTICA AO CONCEITO DE TRANSFERÊNCIA GEOGRÁFICA DE VALOR DE EDWARD SOJA
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.1999.0013.0010Palavras-chave:
região, regionalização, transferência geográfica, sojaResumo
Este artigo levanta algumas críticas teóricas ao conceito de transferência geográfica de valor na forma como este é trabalhado por Edward Soja em seu livro Geografias Pós-Modernas: a reafirmação do espaço na teoria social crítica. Seguem, basicamente, duas linhas de argumentação: a)demonstrar a incompatibilidade entre teoria do valor e as tentativas de caracterizar o fenômeno do desenvolvimento desigual como produto de certos mecanismos de exploração centro-periferia; b)indicar que os esforços desse autor para provar a existência de regiões que exploram regiões constituem uma forma de fetichismo do espaço. No final do texto, apresenta-se uma proposta de análise alternativa à de Soja, a partir de outras interpretações do marxismo e da Geografia sobre a temática do desenvolvimento desigual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).