OS PARÂMETROS DE RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO E A ESTABILIDADE DAS ENCOSTAS NO PLANALTO DE PARAIBUNA E SERRA DE CARAGUATATUBA
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0112.0007Palavras-chave:
estabilidade de encostas, movimentos de massa, resistência ao cisalhamento, limiares de declividadeResumo
Neste artigo, apresentamos os resultados de uma série de ensaios de campo de resistência ao cisalhamento realizados com o aparelho "Cohron Sheargraph", em materiais de horizontes "B" e "C" de solos, no Planalto de Paraibuna e nas escarpas de Caraguatatuba. O objetivo central foi confrontar os resultados obtidos nos dois ambientes. interpretando-os em termos dos tipos de sistemas de relevo envolvidos e as condições de estabilidade encontradas. Tais resultados mostram que, no Planalto de Paraibuna a maior parte da resistência ao cisalhamento se deve à componente de coesão, enquanto que nas escarpas de caraguatatuba é a fricção interna que mais contribui para a resistência ao cisalhamento dos materiais inconsolidados. Isto se explica, pelo fato de haver grande concentração de materiais coloidais, principalmente caolinitas, nos solos do Planalto de Paraibuna, enquato que a intensa lixiviação do ambiente extremamente úmido nas escarpas, propicia a dissolução dos argilo minerais, dando origem a uma "arena" pouco coesa. Os ensáios de campo mostram também que, nos dois casos, a resistência ao cisalhamento residual são equivalentes, tanto em relação à coesão, quanto ao ãngulo de fricção residuais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).