A PAISAGEM E OS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS (FFLCH), DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0112.0008Palavras-chave:
Geografia, paisagem, graduação, estrutura curricularResumo
Na Geografia, o estudo dos arranjos espaciais pode ser feito por diversas categorias ou unidades de análise geográfica, como espaço, região, território, lugar e paisagem. A adoção dessas categorias gerou diferentes linhas do pensamento geográfico. Tais fatos proporcionaram uma riqueza teórico-metodológica muito importante para a ciência geográfica e que se refletiu em suas linhas de pensamento, inclusive naquela que adotou a paisagem como unidade de análise geográfica. Objetivando compreender o entendimento sobre paisagem que os alunos do Bacharelado em Geografia do Departamento de Geografia/FFLCH/USP possuem antes de cursar a disciplina optativa Teoria Geográfica da Paisagem, realizou-se aplicação de questionários nas turmas de 2006 a 2011 da referida disciplina sob minha responsabilidade. A análise dos resultados permitiu comparar: a) a estrutura curricular de cursos de bacharelado em Geografia das universidades estaduais paulistas quanto à categoria de análise geográfica paisagem; b) verificar a existência de disciplinas que tratam da paisagem antes dos alunos cursarem a disciplina específica no Bacharelado em Geografia da USP; c) conhecer as principais definições sobre paisagem elaboradas pelos alunos; d) conhecer os autores já conhecidos por eles previamente e as fontes desse conhecimento; e) e, propor mudanças que valorizem a paisagem como categoria de análise geográfica na formação dos geógrafos pelo Departamento de Geografia/FFLCH/USP.
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