VINTE ANOS DE UM GRUPO DE ESTUDOS DO LABUR – CRISE E CRÍTICA DO SISTEMA FETICHISTA PRODUTOR DE MERCADORIA E DA MODERNIZAÇÃO RETARDATÁRIA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0112.0009Palavras-chave:
Modernização, Laboratório de Geografia Urbana (USP), Robert KurzResumo
O presente artigo retoma pontos da trajetória do grupo de estudos de textos do Krisis/Exit!, situado no Laboratório de Geografia Urbana (LABUR) do Departamento de Geografia da FFLCH-USP. Nesta retomada sintética procura-se abordar aspectos do processo de modernização retardatário brasileiro a partir da crise e crítica do sistema produtor de mercadorias, da constituição contraditória do referido grupo dentro do ambiente acadêmico e das tensões dessa inserção. Busca-se, dessa maneira, delinear momentos da recepção das obras de autores como Robert Kurz, Roswitha Scholz, entre outros, e da divulgação dessas mesmas obras, passando-se paulatinamente a uma postura diferenciada que levaria a estudos particularizados de processos de modernização. Ressalta-se, sobretudo, a importância da vivência cotidiana dos participantes do grupo nos momentos de construção coletiva de uma posição crítica da sociabilidade pautada pelo valor e pela cisão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).