MAPAS NA WEB
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0112.0010Palavras-chave:
mapas, web, integração, compartilhamento, interoperabilidade, metadados, IDE, Web semântica, ontologias.Resumo
Este trabalho aborda a trajetória recente dos mapas na Web. Baseia-se na constatação de que os mapas se moldaram às características da comunicação via rede, que demanda a integração e o compartilhamento das informações. A conjugação destas duas metas, no meio computacional, é denominada de interoperabilidade. Esta, é baseada em dois processos distintos: padronização e sistematização. Em decorrência da sua veiculação na Web, constata-se que o volume de mapas produzidos aumentou exponencialmente e suas funcionalidades se ampliaram. No entanto, parte dos termos relacionados aos mapas se tornou efêmera em virtude das constantes inovações oriundas do desenvolvimento tecnológico. Um dos principais desafios é tornar o conteúdo dos mapas compreensível universalmente, por homens e máquinas. As Infraestruturas de Dados Espaciais, os mapas colaborativos, a diversificação das estratégias de localização, a Digital Earth e a computação em nuvens revelam importantes tendências de desenvolvimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).